Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em 2019 o Windows 10X foi anunciado, voltado principalmente para aparelhos de tela dupla. O sistema operacional seria usado no Surface Neo, um ambicioso tablet (notebook?) de dois displays. A ideia era fazer uma versão do Windows mais leve e adaptada a telas de toque, mas que ainda pudesse ser usada com teclado. Além da versão para dois displays, o 10X também se tornaria, futuramente, compatível com dispositivos de uma só tela. Isto é: poderia ser a volta do Windows Phone.

surface neo

Imagem: Divulgação Microsoft

A má notícia: segundo um relatório publicado pelo site Petri na última sexta-feira (7), a gigante teria mudado de ideia em relação ao sistema operacional e, após diversos atrasos, o Windows 10X deve ser deixado de lado e ter algumas de suas funções incorporadas ao Windows 10 padrão.

publicidade

Um dos pontos que motivou a decisão foi entender que havia pouco interesse do público em uma versão do sistema que, embora mais leve e simples, também era mais básica. Isso poderia inclusive prejudicar as vendas do Surface Neo, caso o modelo de fato seja lançado. Agora, o Windows 10 padrão deve ganhar uma atualização com alguns dos recursos previstos no 10X, como uma revisão gráfica dos ícones e uma personalização que torna o sistema mais fácil de ser usado em telas de toque.

Lembrando que a Microsoft já criou versões do Windows para dispositivos híbridos, como o 10S. A diferença principal é que o 10X prometia ser feito praticamente do zero. Até o momento, o Windows 10X não foi cancelado oficialmente, e, segundo o relatório, talvez nunca seja. Isso porque a Microsoft não costuma anunciar o fim de seus projetos, mas simplesmente deixa de falar sobre eles. No momento, o Surface Neo segue adiado indefinidamente.

Via Petri

publicidade