Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A dobradiça no meio de um smartphone é uma fragilidade estrutural em relação aos modelos comuns. Quer dizer que, em geral, eles são menos resistentes. Mas fabricantes pensaram nisso: um teste de resistência feito no Mate X2 mostra que o celular da Huawei pode ter uma durabilidade maior do que vários celulares convencionais e particularmente sua dobradiça é resistente.

O canal JerryRigEverything, conhecido por destruir smartphones (ou tentar), fez diversos testes com o aparelho, inclusive em sua dobradiça, e o resultado foi bastante satisfatório. O Lenovo Legion Phone Duel 2, por exemplo, passou por um experimento igual e teve um resultado catastrófico. No caso do Huawei Mate X2, a tela externa conseguiu demonstrar uma boa durabilidade. O vidro que cobre o display só começou a sofrer ranhuras apenas no nível 6 (de 10) da escala do YouTuber e, só no 7, o estrago realmente ficou mais profundo.

publicidade

Já a tela de dentro não teve a mesma sorte. O display dobrável é de plástico e sofreu danos no nível 3, onde até uma unha pode deixar marcadas. No teste de fogo (literalmente, um isqueiro é usado para queimar o smartphone) a tela de fora aguentou esquentar por cerca de 25 segundos antes de ficar branca. Agora o painel interno escureceu com apenas 10 segundos.

Mas o teste mais esperado é o da dobradiça do Mate X2, que surpreendentemente teve uma durabilidade muito boa. O celular não cedeu ao ter a dobradiça forçada em uma tentativa de abertura ao contrário. O resultado é bem impressionante levando em conta que o recente Legion Phone Duel 2 (mesmo não sendo dobrável) se partiu completamente ao meio ao passar pelo teste.

O mecanismo de dobra, inclusive, foi um dos principais destaques do anúncio do Mate X2. o novo sistema permite que o celular seja fechado sem deixar um pequeno vácuo pelo qual poderia entrar poeira e outros elementos que poderiam emperrar o mecanismo. Assim, o modelo, fechado, é até mais fino que seus principais concorrentes, mas não é mais leve: apesar da sua construção com partes em fibra de carbono e um metal liquido à base de zircônio, ele ainda pesa 295 g. O Galaxy Z Fold 2, por exemplo, pesa 279 g.

publicidade

Via GSM Arena