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O Google anunciou hoje uma mudança na política de termos de uso da sua loja virtual, a Play Store, para enquadrar e punir apps fraudulentos que incluam informações enganosas nas suas descrições. As modificações deverão afetar como estes aplicativos se descrevem, o que prometem e como se anunciam.

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No anúncio do blog de desenvolvimento do Google, a empresa listou que a modificação ocorrerá de duas formas. A primeira muda os metadados de descrição dos aplicativos, que normalmente usem estes campos para se promover. Na segunda forma, a loja virtual aplicará diretrizes mais duras sobre as prévias dos apps, avaliando o quão precisas elas realmente são.

Sem malandragem

Com a alteração dos metadados, a Play Store não permitirá mais descrições que incitem a usuário a baixar ou dê a entender que está diante de um “aplicativo premium” – uma tática muito comum em apps fraudulentos. A loja virtual do Google também limitará o título dos programas a 30 caracteres, e não permitirá pontuação especial ou emojis, tanto no título quanto na empresa. Designs com selos e ícones premiados, bem como termos como “best” e “free” também estarão descartados.

Já no que diz respeito às prévias dos apps, a loja verificará se as sequências de imagens apresentadas no perfil do aplicativo correspondem às funções do programa. As prévias também devem estar livres de buzzwords e outros termos potencialmente enganosos.

As novas regras contra apps fraudulentos da Play Store entrarão no ar no segundo semestre deste ano e devem detalhar melhor as mudanças até lá. O Google informou que os aplicativos que não seguirem as novas diretrizes não irão aparecer nos campos de promoção e recomendados da loja virtual, e são passíveis de serem banidos.

Via Android Central

Imagem: Mika Baumeister/Unsplash/CC