Nesta terça-feira (27/04), a partir das 14 horas, será realizada uma audiência pública promovida pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que discute a implantação do 5G no Brasil. O debate que ocorrerá no plenário 7 terá como foco a aplicação do 5G no agronegócio, nas cidades inteligentes e na inovação tecnológica para o país.
Para a audiência, foram convidados o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o vice-diretor de telecomunicações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Também receberam convites o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação e o atual presidente do Conselho Empresarial Brasil-China.
Luiz Augusto de Castro Neves, o atual presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, já foi embaixador do Brasil na China e sua presença tem, ao que tudo indica, um propósito interessante. Dentre os principais fornecedores de tecnologia 5G no mundo, está a chinesa Huawei, que está sofrendo pesadas sanções comerciais dos Estados Unidos por ser acusada de espionagem. Esta condição complicada da empresa vem desde o governo Trump e, aparentemente, não terá um fim tão já, com Biden ocupando a presidência do país americano, ainda que a empresa negue todas as acusações.
Grande investimento
De qualquer forma, a chegada do 5G no Brasil que estará em discussão na Câmara hoje, é o grande investimento da indústria de telecomunicações junto à transmissão de dados de internet por celular. Além de oferecer uma velocidade bem maior, as conexões nas redes 5G prometem mais estabilidade e uma enorme quantidade de acessos simultâneos sem perda da qualidade.
O 5G traz a possibilidade de uma série de tecnologias se integrarem ainda mais ao cotidiano virtual e às rotinas no mundo real. O novo padrão de rede mudará não só a sua capacidade, mas também o que podemos fazer com ela. Para entender mais o que muda no Brasil com a chegada da tecnologia 5G, acesse aqui.
Via Agência Câmara de Notícias
Imagem: sarayut/iStock