Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Depois de toda a polêmica envolvendo o App Track Transparency (ATT) para iOS 14.5, onde a Apple obriga os apps a pedir consentimento do usuário para rastreá-lo por outros aplicativos e sites, a atualização finalmente entrou em vigor ontem, segunda-feira. Com a atualização também vieram novas Diretrizes de Interface Humana da companhia para os desenvolvedores. As novas regras visam evitar que os apps contornem o ATT de alguma maneira para conseguir a permissão do usuário para rastreá-lo. A Apple diz que vai banir apps que limitarem funções ou oferecerem vantagens internas para que o usuário aceite o rastreamento.

Confira as recomendações da Apple para rastreamento de apps

“Não ofereça incentivos para conseguir a permissão. Você não pode oferecer compensação para as pessoas para conseguir a permissão delas”, diz a seção Acessando Dados do Usuário. “Além disso, você não pode reter funções ou conteúdo, ou tornar seu app inútil até que a pessoa permita ser rastreada.”

publicidade

O texto continua com suas recomendações: “não mostre uma mensagem personalizada que espelhe a função do alerta de sistema. Em particular, não crie um botão que use ‘Permitir’ ou termos similares, porque as pessoas não permitem nada numa tela pré-alerta.” Indo além, ele também pede que os desenvolvedores “não mostrem uma imagem do alerta padrão e o modifique de qualquer maneira”, e “não criem uma dica visual que chame a atenção das pessoas para o botão Permitir do alerta do sistema.”

Os aplicativos podem apenas mostrar uma tela pop-up antes do alerta do sistema explicando como usam os dados rastreados do usuário. Essa tela deve conter um botão com um nome como “Continuar”, não “Permitir”, para não confundir os usuários. Só o alerta de sistema da Apple pode conter o botão “Permitir”. A outra opção é “Pedir ao App para Não Rastrear”.

Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da empresa, reiterou recentemente que os desenvolvedores precisam seguir as novas políticas de privacidade, e que a Apple vai banir apps que tentem conseguir permissão para rastreamento contornando o ATT.

Quer saber como impedir os apps de te rastrearem no iOS? É só seguir as nossas dicas.

publicidade

Via MacRumors