O Facebook tem realizado algumas mudanças no modo como os usuários recebem informações no Feed de Notícias. Além de começar a oferecer anúncios de páginas que o usuário não segue, também implementou um sistema que desliga o algoritmo para mostrar as novidades em ordem cronológica. Agora, outra novidade deve vir por aí.
Em 2019, a rede social implementou um tipo de pesquisa que perguntava ao usuário se determinado conteúdo valia o tempo dele. Assim, o ranking de relevância do algoritmo era atualizado para mostrar mais desse tipo de conteúdo para a pessoa. Com base nos resultados desse questionário, o Facebook pretende expandir essa pesquisa para entender como as pessoas enxergam o conteúdo por outra visão.
O que vai mudar?
As mudanças no modo como as pessoas interagem com o conteúdo postado no Feed de Notícias do Facebook serão mais qualitativas. A primeira delas será uma nova pergunta para entender o quão inspirador é determinado conteúdo para o usuário. Quanto mais inspirador for a publicação, mais chances de aparecer no topo do feed.
O Facebook também poderá trabalhar com um tipo de ranqueamento do que é visto. Por exemplo, por mais que a pessoa opte por ver mais posts de outros usuários ou páginas, talvez ela não queira ver tudo, por isso será possível ranquear qual tipo de postagem atrai mais a atenção do usuário para que só essas apareçam mais vezes.
Também mudanças quanto aos conteúdos negativos. Caso alguma postagem apareça no Feed de Notícias e incomode ou não seja do interesse do usuário, basta clicar na opção de esconder para não ver mais. Além disso, postagens que tiverem maiores reações de raiva poderão alterar o ranking do algoritmo e aparecerão com menor frequência.
Segundo o post oficial do Facebook, essas mudanças devem começar a funcionar já nas próximas semanas.
Via 9 to 5 Mac
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash/CC