NotíciasGolpe da vacina contra Covid por WhatsApp: Procon abre investigação policial

Filipe Salles1 semana atrás6 min

O Procon do Estado de São Paulo pediu à Polícia Civil do estado a abertura de investigação policial sobre o golpe da vacina por WhatsApp. O esquema consiste em disparos de mensagens pelo app de mensagens a diversos usuários.

No texto, os golpistas se passam por funcionários públicos, solicitando o cadastro para agendamento da vacina contra o vírus da Covid-19. O “cadastro” é feito por meio de uma confirmação enviada por SMS, no qual a vítima clica e instala, inadvertidamente, softwares espiões em seu celular.

Dessa maneira, o responsável pelo golpe pode roubar e sequestrar dados pessoais, como número de documentos e senhas de serviços bancários, entre outros. Em vídeo, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, alerta para o golpe da vacina por WhatsApp.

Não existe cadastro para vacinação por WhatsApp

Antes de mostrar a forma correta de se cadastrar para ser vacinado quando sua fase chegar, é importante ressaltar que não há cadastramento para vacinação pelo WhatsApp. Qualquer contato referente a isso pelo app de mensagens é uma tentativa de te aplicar um golpe usando a vacina. Bloqueie e denuncie qualquer mensagem do tipo que chegar em seu celular.

São Paulo tem site para cadastro da vacinação contra a Covid-19

Em São Paulo, você pode se cadastrar pelo site Vacina Já, por meio desse link. Em seguida, toque no botão “Pré-Cadastro” e digite o código que será mostrado na tela. Depois disso, o site te apresentará um questionário, de modo a entender em qual fase da vacinação você está. Também é importante mencionar que o cadastro no Vacina Já não é obrigatório e isso não muda o seu direito à vacina quando sua fase chegar. Ainda assim, ele é um facilitador, já que no site você também pode ver quais são os locais de vacinação mais perto de onde mora.

Vale lembrar que cada estado tem um método diferente para a vacinação.

Outros cidades e estados

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu o cadastro para vacinação de idosos. No Rio de Janeiro, a prefeitura estava vacinando os idosos por idade, sem cadastro prévio, mas interrompeu o processo essa semana por falta de vacinas. Como mencionamos, cada estado segue os seus próprios métodos e agenda de vacinação, e em na maioria dos casos, a aplicação em si é coordenada pelas prefeituras locais, o que pode causar confusão. Assim, essa falta de informações sobre a vacina acabou gerando o ambiente propício para que criminosos apliquem golpes por WhatsApp, e é preciso ter muita atenção.

Em conclusão, a nossa recomendação é que você busque informações oficiais sobre como se cadastrar para a vacinação, através dos sites oficiais da sua prefeitura e do seu governo estadual.

Imagem: CDC / Unsplash