Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um dos compositores mais premiados do cinema americano, o alemão Hans Zimmer migrou para o mundo dos celulares ao compor todos os toques para o novo Find X3 Pro, da Oppo. Com quatro Oscars no bolso, Zimmer é o responsável pela trilha sonora de filmes consagrados como O Rei Leão, Gladiador, A Origem e Blade Runner 2049.

Além dos toques, o músico germânico produziu uma peça instrumental, Colourful Future, exclusiva para a Oppo. A composição vai na linha de produção de Zimmer para o cinema: uma combinação de texturas emprestadas da música eletrônica minimalista com as (já tradicionais) orquestrações imponentes, cheias de metais e coros dramáticos.

publicidade

“Queria que o toque de celular abrisse uma porta que indicasse a possibilidade de sentir algo”, diz Zimmer, sobre o trabalho para a Oppo. “Nosso mundo mudou por causa da pandemia, a ideia do contato físico desapareceu e entendi que meu papel como músico era descobrir como substituir um pouco deste espírito que conecta um coração ao outro. Isso é exatamente o que esses telefones fazem hoje em dia: eles nos conectam.”

O site The Verge mostrou alguns dos toques convencionais – alarme, notificação, texto e afins – produzidos por Hans Zimmer para o Find X3 Pro. Sobre o processo criativo, o compositor afirma ter composto os tons de forma sinestésica (isto é, utilizando a audição como propriedade visual). “Eu ouço cores”, alega o compositor. “A frequência da luz na visão se torna a frequência do som na música.”

Esta não é a primeira vez que Zimmer se envolve no mundo digital. No ano passado, a Netflix convidou o compositor alemão para produzir uma versão alternativa do “tudum” – o som característico que aparece antes do início da exibição de filmes e séries na plataforma – para festivais e mostras de cinema.

publicidade
Inovação estética

Anunciado no mês passado, o Oppo Find X3 Pro já ficou célebre (além dos toques de Hans Zimmer) pelo excêntrico design de câmera – uma delas uma lente microscópio com zoom de 60 vezes. A estética heterodoxa chegou a render à Oppo um importante prêmio de design na Alemanha, em que o celular chegou a ser comparado a “uma verdadeira obra de arte”.

Atualmente, o Find X3 Pro sai na China por 1.149 euros (em torno de R$ 7.600 em conversão direta). O modelo não tem previsão de lançamento no Brasil.

Via The Verge