O Lenovo Legion Phone Duel 2 é o mais novo smartphone gamer da fabricante e parece ter recebido atenção especial mesmo nesse sentido, oferecendo um módulo de selfie retrátil posicionado para o usuário fazer transmissões e com a caixa de câmera traseira saltada no meio do celular, facilitando sua pegada com duas mãos. Porém, parece que faltaram cuidados na sua construção.
O canal mais temido de dez a cada dez smartphones — JerryRigEverything — botou as mãos nesse lançamento e o fez passar pelos seus testes extremos. Inicialmente tudo saiu conforme o esperado: uma tela difícil de riscar, acabamento robusto que só foi danificado com estilete, e boa proteção para os alto-falantes. Porém, depois disso, os testes seguintes revelaram suas grandes fragilidades.
Quando a tela é exposta a uma chama, geralmente, ela se recupera em pouco tempo. No Legion Phone Duel 2 não foi bem assim: uma marca definitiva ficou para conta a história. E mais: ao ser dobrado, a pior das situações se confirmou: o smartphone foi despedaçado, e sem grande dificuldade.
Módulo de câmeras diferenciado pode ser o pivô da catástrofe
No vídeo é possível perceber que o ponto de ruptura fica bem no módulo de câmeras e do cooler adicional, na região traseira. É uma novidade interessante da linha desde a geração passada, em termos de design, mas considerando que o youtuber não chegou a aplicar uma grande pressão, pareceu que faltou cuidado da Lenovo na soldagem desse módulo ao corpo do Legion Phone Duel 2. Outro ponto do teste que deixou isso claro foi quando a mesma pressão foi aplicada no lado esquerdo que sobrou da carcaça, que produziu o mesmo resultado.
Reiterando o possível ponto fraco do projeto temos a tela saindo intacta. Ou seja, o que causou a exposição das entranhas do smartphone, foi mesmo esse diferencial que tem tudo para ser uma novidade interessante, mas que poderia ter sido implementado com maior cuidado.
Mesmo assim, o Legion Phone Duel 2 não é o único celular gamer a ser despedaçado na bancada do canal: o RoG Phone 5, que poderá ser lançado no Brasil, também não sobreviveu para contar a história. Talvez esses sejam sinais para a indústria revisar seus projetos futuros. Afinal, mais que performance, dispositivos gamers são intensamente usados por jogadores, e durabilidade é um aspecto relevante.