O Estado de São Paulo fechou uma parceria com o WhatsApp para facilitar a vida de quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19 e, dentro de pouco tempo, terá um serviço de pré-agendamento disponível no aplicativo de conversas. A novidade foi anunciada na quarta-feira (07/04), em coletiva de imprensa comandada pelo governador João Doria.
De acordo com Doria, “a iniciativa fará a integração entre o site Vacina Já e o canal oficial do Governo de São Paulo no aplicativo de mensagens, garantindo agilidade e praticidade nos futuros atendimentos nos postos de vacinação”. “Muito obrigado ao WhatsApp, exemplo de cooperação entre o setor privado e o Governo do Estado de São Paulo para ajudar a salvar vidas e a proteger as pessoas”, comentou o governador.
Como vai funcionar?
O pré-agendamento pelo WhatsApp para entrar na fila da vacina contra a Covid-19 em São Paulo ainda não está disponível, mas os interessados em utilizar o serviço já podem realizar o cadastro na plataforma. Para isso, de acordo com informativo divulgado no site oficial do Governo do Estado, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos do seu celular e, na sequência, enviar um “oi”. Outra maneira é clicar diretamente neste link, que o levará diretamente à página. A reportagem do Vida Celular testou e concluiu o processo em menos de dois minutos (tela abaixo).
Regiane de Paula, coordenadora do Centro de Controle de Doenças de São Paulo, esclareceu que o pré-cadastro não é o pré-agendamento de fato, mas agiliza em até 90% o tempo gasto no atendimento de quem procura pela vacina. Até esta quarta-feira, segundo dados do governo, 4,9 milhões de pessoas fizeram o pré-cadastro no site Vacina Já. “É a tecnologia da comunicação sendo usada em benefício da saúde pública e da vida no estado de São Paulo”, pontuou Regina.
Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, também se mostrou bastante satisfeito com a parceria que permitirá o pré-agendamento pela vacina em São Paulo, mas não revelou se o serviço também será disponibilizado para outras praças no País. “O uso do WhatsApp como canal de comunicação para o pré-cadastro da vacinação reforça o compromisso da empresa em conectar, de forma simples e rápida, seus usuários com fontes confiáveis e acessíveis de informação no combate à pandemia, com mais fluidez para a aplicação das vacinas”, assegurou.