Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Pouco antes de seu lançamento, a linha OnePlus 9 havia conseguido um feito: esgotar todos os modelos da pré-venda já no primeiro dia. Mas nem tudo é boa notícia: com o tempo, mais e mais usuários vêm relatando um problema de superaquecimento do celular, causado aparentemente pelo uso da câmera. Isso já seria um aborrecimento por si só, mas assim como acontece com todo celular que superaquece, o OnePlus 9 Pro começa a limitar suas funções, impedindo o uso normal do dispositivo.

O celular chega até mesmo a proibir o uso da câmera, para tirar fotos ou gravar vídeos, caso ele superaqueça demais. Além disso, o OnePlus 9 Pro notifica o usuário a respeito do superaquecimento, para avisá-lo da limitação de funções e, depois, para avisá-lo que o celular pode ser utilizado normalmente. Uma imagem dessas notificações podem ser vistas no tweet abaixo, do fundador do site Android Police:

publicidade

Na imagem é possível perceber que a frequência das notificações acerca do problema é bem alta, o que basicamente torna o OnePlus 9 Pro potencialmente inutilizável por longos períodos de tempo, até esfriar.

publicidade
Causa do superaquecimento ainda é desconhecida

A seção do fórum da OnePlus dedicada à questão já ultrapassou uma dezena de páginas, com inúmeros relatos de usuários reclamando do superaquecimento, o que demonstra como o problema é infelizmente generalizado. A empresa já se deu conta do problema e prometeu uma atualização para corrigir o superaquecimento, cuja causa exata não foi especificada.

Antes da OnePlus mencionar uma mudança no software, havia suspeitas de que se tratava realmente de um problema desse tipo e não de um problema de bateria. Isso porque a temperatura da bateria apontada permanecia normal, enquanto o celular acusava superaquecimento. Isto é, o problema seria dos sensores do OnePlus 9 Pro, que acusariam superaquecimento para temperaturas padrões de uso.

Essa é uma hipótese para a causa do superaquecimento e aparentemente a solução do problema, que pode se tornar bem sério, virá em breve. Posteriormente, é bem possível que a OnePlus entre em mais detalhes a respeito do que ocasionou o superaquecimento ou, caso o celular não esteja superaquecendo mesmo, do que fez o celular detectar superaquecimento onde não havia.

Via Android Community e Android Police

Imagem: Alex Green (Pexels)