Segundo imagens de um projeto recém-patenteado pela Apple, o novo óculos de realidade virtual Apple Glass pode vir com lentes que detectam problemas de visão do usuário e as corrigem automaticamente. A patente se chama “sistemas de lentes ajustáveis”, que podem ser “lentes de cristal líquido” que medem as características dos olhos do usuário. “Uma câmera e outros sensores no headset do aparelho podem monitorar os olhos do usuário e coletar outras informações”, diz o documento da patente.
Patente mostra sistema de lentes ajustáveis do Apple Glass
O sistema de lentes ajustáveis poderia “medir características dos olhos do usuário como distância interpupilar”, ou seja, a distância entre o centro das pupilas, “e direção da visão” para “alinhar as lentes” do Apple Glass. “As lentes podem ter eletrodos transparentes que recebem sinais de controle que variam com o tempo fornecidos pelo sistema de controle”, diz a patente.
A nova patente do futuro óculos da Apple também menciona mudar a orientação dos “cristais líquidos de um determinado pixel” para fazer ajustes para a visão do usuário. É possível então que o Apple Glass registre esses ajustes, e detecte outros problemas de visão que um usuário apresente com o tempo.
Um único Apple Glass para todos
Uma vantagem desse sistema de lentes ajustáveis é que a Apple poderia fabricar uma única versão do Apple Glass, e não versões diferentes para cada tipo de problema de visão. Para o Oculus Quest 2 de realidade virtual do Facebook, por exemplo, usuários que precisam de óculos de grau têm que apresentar a receita de um oftalmologista para adquirir lentes especiais nas lojas.
Vale lembrar que outra patente do óculos da Apple dizia que ele poderia escurecer suas lentes para facilitar a visualização de conteúdo em realidade aumentada.
Via Apple Insider
Imagem: Ksenia Chernaya (Pexels)