Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Nearby Share, ferramenta que permite aos usuários do Android compartilhar arquivos e aplicativos por aproximação com outros smartphones, vai ganhar uma atenção especial do Google. A ideia é popularizar o uso do recurso ainda obscuro e o tornar tão popular quanto o AirDrop, da Apple.

Para isso, o Google tem trabalhado em uma novidade bastante interessante. Segundo os testes realizados pela galera do 9to5Google, o Nearby Share, agora, poderá visualizar qualquer dispositivo próximo ao seu, independentemente de ele estar em sua lista de contatos, com antes. Além disso, permitirá que o usuário envie arquivos ou até mesmo aplicativos para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, incluindo a opção “Todos”.

publicidade
Imagem mostra como é habilitada a nova função do Nearby Share para usuários do Android

9to5Google

Para quem não lembra, ou não chegou a ver, o Android Nearby Share, em sua versão anterior, foi testado pela nossa equipe, e mostrou ser uma opção rápida e bastante interessante para a troca de informações e aplicativos, principalmente em situações nas quais o acesso à internet não é dos melhores.

Mas ele possuía limitações. A funcionalidade só permitia o compartilhamento de informação/aplicativo com um usuário por vez, e ele precisava, necessariamente, estar em sua lista de contatos. Apesar de rápido, o processo tinha de ser reiniciado e todos os passos refeitos sempre que a troca de dados tivesse um novo destinatário como receptor.

Compartilhamento em grupo

Outra melhoria que será aplicada ao Android Nearby Share é a opção de compartilhamento em grupo. O teste do 9to5Google apontou que ela ainda está indisponível, mas deve começar a funcionar em breve, ao menos nos Estados Unidos. O recurso, no entanto, aparentemente não compartilharia o conteúdo com todos os contatos do grupo ao mesmo tempo, mas com um de cada vez, de forma sequencial. A vantagem em relação ao sistema atual é que você não precisará mais reiniciar manualmente o processo para selecionar um receptor após o outro.

Imagem mostra dois celulares Android compartilhando um aplicativo por meio do Nearby Share em sua versão antiga

Vida Celular

O Google também estaria tomando o cuidado de adotar uma “válvula de segurança” para evitar surpresas desagradáveis ao usuário que deixar o modo de compartilhamento público ativado (porque o aparelho também pode receber conteúdos indesejáveis, mesmo sem estar na lista de alguém nas proximidades). Essa proteção, chamada de “modo temporário”, fará com que a configuração “Todos” fique visível somente por cinco minutos após ativada, retornando para o padrão após o tempo estourar.

publicidade

Via TechRadar

Imagem: Dean Moriaty/Pixabay/CC