Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Compartilhar senhas de Wi-Fi já se tornou um problema clássico. Seja ditando, escrevendo em um pedaço de papel ou mesmo fornecendo um QR code ao solicitante – como no Android 10 –, essa é uma daquelas tarefas pouco práticas das quais o usuário sempre quer fugir. E corre um risco de segurança, se torná-la facilmente visível. O Google promete agilizar o processo nas próximas versões do Android, por meio de um recurso já existente: o Nearby Share.

Basicamente, a seção de compartilhamento de Wi-Fi viria com um botão adicional para compartilhamento por proximidade via Nearby Share. Isto é, em vez de uma maneira de transferência rápida de arquivos e links, o recurso nativo do Android seria modificado para permitir a troca de senhas de uma forma mais prática, sem a exigência de QR codes e muito menos papel ou gritar detrás do balcão. O commit (atualização experimental em softwares) para a alteração foi atualizado nesta terça-feira (19/01) no projeto Android Open Source (AOSP, na sigla em inglês).

publicidade

Uma das vantagens do Nearby Share é o ambiente seguro. É possível definir as opções de visibilidade do recurso para você ter controle sobre a privacidade. Por conta disso, compartilhar uma senha de Wi-Fi através deste recurso, em tese, não ficaria tão arriscado.

E os QR codes?

Quem possui um celular com Android 10 ou versões mais recentes, já sabe que é possível compartilhar a senha de Wi-Fi via QR code. O caso é que, por esse método, há muitas vezes a necessidade de sustentar fisicamente o aparelho em frente a outro para escanear o símbolo – o que pode não ser tão eficiente em uma sala com muitas pessoas – ou processar um código impresso em papel, o que é inseguro, podendo ser fotografado ou acessado por pessoas indesejáveis. Com o Nearby Share, todavia, a questão seria atenuada.

Este commit ainda não foi mesclado, mas há uma chance de entrar no Android 12, que deve ser lançado para desenvolvedores ainda neste primeiro semestre. Além dessa possível modificação, a próxima versão do sistema operacional deve apresentar melhorias na distribuição de atualizações e gerenciamento de armazenamento.

Via Android Authority

publicidade

Imagem: Pixabay/CC