Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Wikipedia resolveu entrar no páreo do conteúdo pago: a Fundação Wikimedia lançou uma opção para gigantes como Google, Amazon e Facebook pagarem para usar e distribuir conteúdo da enciclopédia virtual. Batizado de Wikimedia Entrerprise, o serviço fornecerá ferramentas para “readaptação de conteúdo para fins lucrativos em larga escala”.

Segundo a página do Wikimedia Enterprise, o foco deste produto são empresas que redirecionam o conteúdo da Wikipedia em outros produtos virtuais. Eles citam assistentes de voz digitais (como a Siri, a Alexa e a Assistente do Google), aplicativos de busca e mapas, gráficos de conhecimento, notícias e pesquisas. Usuários comuns continuam acessando as páginas gratuitamente.

publicidade

As ferramentas do Wikimedia Enterprise também envolvem melhorias nas APIs da plataforma, para que os buscadores e assistentes das big techs tenham acesso mais rápido às informações. Além disso, ao fazer com uma gigante de tecnologia pagar para usar seu conteúdo, o Wikipedia alivia uma de suas principais dificuldades, que é o financiamento.

O projeto, conforme conta o ensaio do Wikimedia Enterprise, ainda está investigando modos de precificação, averiguando “o quanto eles estão dispostos a pagar para usar, e o que nós poderemos entregar”. No texto, o grupo afirma que oferecerá contratos SLA (Acordos de Níveis de Serviço) com os usuários das APIs.

A Fundação Wikimedia afirma estar em contato com os representantes das Big Techs para a criação do serviço. O Wikimedia Enterprise está previsto para chegar ao mercado durante o segundo semestre deste ano. Nada mais justo que as grandes empresas repassem parte do lucro que alcançam com ajuda das informações da Wikipedia.

Via TechRadar

publicidade

Imagem: Reprodução (Wikipedia/Wikimedia Commons)