AppleNotíciasApple lança beta do iOS 14.5 e outras atualizações

Filipe Salles3 semanas atrás6 min

Usuários de testes dos aparelhos da Apple já estão recebendo a nova versão em fase beta do iOS 14.5. Além da atualização para o iPhone, os sistemas operacionais do iPad, Apple Watch e Apple TV também estão recebendo novidades.

Quais as novidades da versão beta do iOS 14.5?

Além das tradicionais correções de bugs no sistema, essa atualização trará uma nova ferramenta para aumentar a privacidade no uso do smartphone. Isso se torna especialmente importante considerando a descoberta recente de que alguns aplicativos aprovados na App Store não estavam respeitando as diretrizes de privacidade da loja de apps.

tela do ios 14

Chamado App Tracking Transparency (“Transparência de Rastreamento de Aplicativo”), a função obrigará aplicativos como o Facebook a solicitar sua permissão para rastrear e armazenar os seus dados de uso. Além disso, os usuários poderão ver quais apps estão armazenando dados de uso a qualquer momento, assim como revogar essa autorização.

Vale mencionar que essa é a primeira versão beta do iOS 14.5 para desenvolvedores, então é possível que a novidade não esteja totalmente funcional.

Quais são as outras atualizações e o que há de novo nelas?

Junto ao beta 1 do iOS 14.5, quase todos os sistemas operacionais de aparelhos da Apple também estão começando a testar novas atualizações. É o caso do iPadOS e o tvOS, também em versão beta 14.5. A exceção é o watchOS do Apple Watch, que vai receber o beta da versão 7.4.

Uma das funções em teste é a possibilidade de usar o Face ID vestindo uma máscara. No entanto, para testar a funcionalidade é necessário também ter o Apple Watch. Após fazer o reconhecimento facial pelo Face ID, o smartwatch receberá uma notificação na qual você poderá habilitar o iPhone. No entanto, é necessário estar com o relógio no pulso para que isto aconteça.

Neste beta do iOS 14.5, também é possível mandar Siri ligar para seus contatos de emergência, além dos serviços convencionais como polícia, ambulância e bombeiros.

Fãs de videogame que adquiriram o PlayStation 5 ou qualquer edição do Xbox Series ganharão um motivo para comemorar. Nesta atualização, os novos controles destes consoles passarão a ser compatíveis com o iPhone e iPad.

Vale mencionar que essa é a primeira versão de testes da atualização. Isso significa que ela ainda deve levar algum tempo para ser liberada ao público, considerando que a versão 14.4 chegou na semana passada.

O beta do iOS 14.5 e as atualizações mencionadas aqui serão entregues automaticamente a todos os usuários que fazem parte do programa de testes e que possuem atualização automática habilitada.

Se você faz parte deste grupo e ainda não recebeu a atualização, verifique se ela está disponível nas configurações do seu iPhone. Caso ainda não esteja, aguarde mais um pouco e tente de novo, já que as atualizações de sistema costumam ser liberadas de maneira gradual.

Via Pocket Lint