Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Os usuários da Apple costumam ser conhecidos por sua fidelidade aos produtos da empresa, mesmo que algumas vezes precisem gastar um pouco mais por isso. Agora, uma pesquisa da SellCell revela que 91,9% dos proprietários de iPhone comprariam outro. Ou seja, praticamente todos os clientes estão satisfeitos com seus produtos.

Pode parecer simples, mas isso é algo que justifica a Apple ser a marca mais valiosa do seguimento, mesmo que em vendas totais perca para algumas das rivais. Entre as principais concorrentes da empresa está a Samsung, a sul-coreana inclusive viu sua lealdade despencar entra uma pesquisa e outra. Para comparação, em 2019, 85% dos usuários da marca queriam manter aparelhos da linha, agora isso caiu para apenas 74%.

publicidade

Algo que pode explicar isso é o fato do sistema Android, usado pela Samsung, ser o mesmo de quase todas as fabricantes de smartphones. Enquanto o iOS, do iPhone, é exclusivo da Apple. Outra coisa que aconteceu nos últimos anos é uma maior popularidade de empresas chinesas no ramo, justamente com o sistema operacional do Google.

Pesquisa mais ampla

A pesquisa também analisou os motivos dos proprietários de iPhone dizerem que comprariam outro: 65% justificaram dizendo que nunca tiveram problema com o smartphone da Apple, outros 21% estão presos no sistema operacional, 10% acham muito trabalhoso mudar do iOS para o Android e 8% não estão a fim de aprender a mexer em um novo celular.

Na samsung, o número de clientes que dizem que nunca tiveram problemas com os aparelhos da marca é quase igual aos da Apple, 64%. Mas, ao que tudo indica eles não estão interessados no ecossistema Samsung, apenas 5% deram essa justificativa. Isso faz todo sentido porque dá para trocar de Samsung para outro aparelho sem precisar sair do Android.

A análise também atingiu os proprietários que não comprariam outro iPhone. No caso, 38% dos entrevistados disseram querer trocar de marca por conta de uma melhoria tecnologia dos rivais, seja ela em relação à câmera, bateria e outras coisas, já 26% gostariam da aparência dos celulares de outra marca e 12% acham mais vantajoso os recursos de aparelhos Android.

publicidade

Como a grama do vizinho é sempre mais verde, quem quer sair desse mundo do iOS também respondeu qual smartphone deseja comprar e metade deles escolheram justamente um modelo da Samsung. O mesmo aconteceu para quem deseja sair da linha Galaxy, a maioria quer um iPhone.

Pesquisa com 5 mil entrevistados nos EUA

A pesquisa ouviu 5 mil pessoas nos Estados Unidos, sendo 2 mil donos de iPhone, 2 mil donos de celulares Samsung e mil de outras marcas. O resultado mostra a intensa rivalidade entre as duas empresas. Confira o ranking dos smartphones favoritos dos entrevistados:

  1. Apple iPhone 12 – 17%
  2. Apple iPhone 12 Pro Max – 12,7%
  3. Samsung Galaxy S21 – 11,4%
  4. Apple iPhone 12 Pro – 10,6%
  5. Samsung Galaxy S21 Ultra – 10%
  6. Samsung Galaxy S21 + – 9%
  7. Google Pixel 5 – 8,1%
  8. Apple iPhone 12 Mini – 6,3%
  9. Outros – 5%
  10. Samsung Galaxy Z Fold2 5G – 3,1%

Imagem Bruno Cervera (Pexels)