O Facebook informou que vai inserir nas próximas semanas anúncios comerciais nos Stories em sua plataforma. Vai funcionar como uma espécie de adesivo comercial em algum lugar da tela onde está sendo reproduzido o conteúdo de 20 segundos do Stories criado por páginas na rede social. Por ora, essa novidade (que não necessariamente significa algo de positivo para os usuários em geral) não foi informada para o Stories do Instagram).
Anúncios comerciais também estarão em vídeos curtos, que tenham entre um e três minutos. Antes, os anunciantes tinham suas propagandas inseridas apenas em vídeos com mais de três minutos. Agora, para vídeos que tenham até três minutos, haverá um comercial de 30 segundos e, para vídeos postados com duração maior que três minutos, haverá comercial de 45 segundos. Veja bem, se uma página publicar um vídeo de um minuto, aparecerá uma propaganda com metade do tempo de duração daquilo que ela publicou, só para termos uma ideia.
Além de propaganda nos Stories e em vídeos curtos com menos de três minutos, o Facebook informou que um maior número de lives também receberão anúncios comerciais. Acontece que, até agora, somente convidados podiam ser monetizados nas lives que faziam na plataforma. Essa condição não existe mais, e os criadores de conteúdo ao vivo precisam atender aos mesmos requisitos exigidos para os vídeos curtos, além de terem 60 mil minutos de lives visualizados nos últimos 60 dias. O que são mil horas de conteúdo ao vivo visualizado nos últimos dois meses dentro do Facebook para o criador poder ser monetizado com uma parcela da receita dos anúncios.
As novidades se aplicam somente a páginas, e não perfis. Além disso, é necessário que as páginas e criadores atendam às políticas de conteúdo e de parceiros do Facebook. E, como falamos acima, o Instagram não anunciou mudanças para inserir propaganda comercial no Stories de seus usuários. Porém, um movimento nessa direção não é algo que podemos descartar, tendo em vista o quanto o Facebook investe e é agressivo no mercado de publicidade digital.
Caberá observarmos qual vai ser o impacto de um adesivo comercial inserido nos Stories do Facebook e qual vai ser o índice de aceitação dessa novidade. Em outras palavras, o que vai acontecer com surgimento de mais um meio de publicação de anúncios que serão vistos pelos usuários da plataforma.
Via Android Central
Imagem: Thomas Ulrich/Pixabay/CC