

Na Amazon Live, os influenciadores fazem uma transmissão ao na plataforma, os produtos mencionados aparecem num carrossel na tela, e os espectadores podem adquiri-los clicando no link. A experiência parece um pouco uma espécie de programa da Polishop mais futurista. A nova função da gigante do e-commerce permite que criadores façam vídeos ao vivo demonstrando produtos aos espectadores, e recebam uma porcentagem de cada unidade vendida.
Como Carla Stevenné contou ao Business Insider, apesar de ter 256 mil seguidores no YouTube, seu negócios não estavam indo tão bem quanto ela gostaria na plataforma. Aí a influenciadora decidiu ver quanto poderia ganhar com comissões na Amazon Live.
Um funcionário da Amazon abordou Stevenné no começo de 2020 para recrutá-la como influenciadora da Amazon Live. Aparentemente a companhia está interessada em criadores de conteúdo para todo tipo de coisa: produtos de beleza, tecnologia, ferramentas, livros, etc. Criadores podem se inscrever no programa Amazon Influencers enviando contas de outras redes sociais como Facebook, YouTube e Twitter.
Stevenné decidiu tentar a sorte, e agora faz lives, que divulga em suas outras redes sociais, pelo site da Amazon todos os dias úteis. A influenciadora disse que a Amazon Live é sua plataforma que dá mais dinheiro, e aconselha “pessoas que querem se tornar influenciadoras ou que estão com dificuldades em outras plataformas” a experimentar a nova função. As comissões para influenciadores na Amazon Live vão de 1% a 10%, segundo o site do programa de afiliados.
Vale destacar que a Amazon Music também criou uma loja para vender produtos dos artistas, um conceito parecido.
Agora, outras redes sociais estão de olho nesse nicho de e-commerce. O TikTok, por exemplo, está trabalhando numa função de compras ao vivo em parceria com Walmart e Shopify. Influenciadores podem vender produtos em lives do Instagram, mas os links para compras são externos e a plataforma não paga comissões.
Sendo uma plataforma bem estabelecida, o YouTube pode se tornar o maior competidor para a Amazon Live. YT está testando uma “experiência de compras integradas” ao seu site, onde os espectadores poderão comprar produtos mencionados pelos criadores em seus vídeos. Mas até o momento, a plataforma de vídeo não deu nenhuma informação sobre quando a função vai ao ar e qual será o valor das comissões pagas aos influenciadores.
Imagem: Mateus Campos Felipe (Unsplash)