Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Já há alguns anos o Google vem investindo pesado no Google Fotos, que se tornou bem mais que um serviço de backup de imagens. Graças a recursos de inteligência artificial a ferramenta tornou possível desinstalar outros apps de edição e organização de galeria, e desde o mês passado o Google vem liberando o novo e poderoso editor de vídeos.

Sem revelar um cronograma para a atualização, ela enfim parece ter recebido sua primeira distribuição em larga escala: nós recebemos, e se você também utiliza o app, basta abri-lo e tentar editar um vídeo. Se um pop-up surgir dizendo que o serviço implementou novas ferramentas, o update também chegou para você.

publicidade

Com ele muitos usuários deverão se sentir confortáveis para promoverem uma série de ajustes diretamente pelo novo editor de vídeo do Google, embutido no Fotos. As opções vão de estabilização, corte de duração e de cena, passando por ajustes como brilho, contraste, realces, sombras, saturação, tonalidade, e vão até filtros pré-configurados e ferramentas de desenho para criar situações mais divertidas.

Menos vídeos tremidos

Captura de tela mostra novas ferramentas de edição de vídeo do Google Fotos

Chama a atenção o resultado alcançado com a ferramenta de estabilização, já disponível por outros caminhos, mas agora mais convidativa na interface de edição. Apesar de ter levado quase um minuto para processar um vídeo de 30 segundos — isso em um celular flagship — o resultado foi muito satisfatório, eliminando tremedeiras da filmagem de uma forma bastante natural. A partir desse novo vídeo, com menos borrões, foi possível exportar frames do vídeo como fotos mais nítidas.

Menos apps instalados?

Sendo assim, o novo editor de vídeos do Google pode se posicionar como uma ferramenta interessante para quem gosta de dar personalidade e promover retoques antes de postá-los nas redes sociais. Nenhum tipo de edição complexa cabe aqui, como trabalhar com camadas, remoção de fundos, trabalhar o áudio do arquivo, e outros. Nesse caso é melhor procurar soluções mais completas. Porém, para uma ferramenta embutida no Fotos, o recurso promete ser uma mão na roda.

publicidade

Captura de tela mostra novas ferramentas de edição de vídeo do Google Fotos

No final das contas, é como se algumas das ferramentas de postagem do Instagram estivessem disponíveis no Fotos. O lado bom é não precisar passar um arquivo pelo app de Mark Zuckerberg para aplicar filtros, fazer recortes, e ainda ganhar opções adicionais como a ótima estabilização de vídeos.

A atualização está sendo distribuída em fases, e assim, manter o app atualizado não é garantia que você irá recebê-la de imediato. Vale ainda lembrar que o Google vem trabalhando em uma série de atualizações para outros serviços, como Android, Android Auto, Google Mapas e outros.