AplicativosNotíciasGoogle Fotos começa a mostrar estádios, praias e pratos para quem tem saudades

Eduardo Moncken1 semana atrás4 min

Todo smartphone traz uma galeria nativa para visualização e compartilhamento de imagens. Se a galeria é o Google Fotos, dá para ir além: ele começou a receber um novo recurso para usuários revisitarem algum estádio, sobremesa, ou praia fotografados antes da pandemia.

Para além de ser uma ferramenta de backup dos seus registros, o app traz inteligência artificial que permite filtrar imagens por uma série de categorias, como pessoas específicas, animais de estimação, locais, e outros. Há um recurso de stories permitindo que se navegue por imagens de anos atrás, que vem sendo aprimorado para mostrar registros não apenas por anos, mas também pelo tipo de memória afetiva que o usuário quer navegar.

Captura de tela mostra novidade do Google Fotos, que agora compila coleções com fotos de estádios, sobremesas e praias que os usuários fotografaram

Assim, o entusiasta de futebol poderá ser surpreendido ao abrir o aplicativo com uma seleção de imagens que o Google selecionou com alguns dos jogos assistidos, ao vivo, nos últimos anos. Os bons fãs da gastronomia poderão achar uma opção para navegar pelas sobremesas preparadas ao longo dos últimos meses confinados e, os viajantes — em abstinência — poderão achar uma sequência com praias e outras belezas naturais que fizeram parte da sua vida.

Cabe ressaltar que as novidades do Google para seus apps costumam ser liberadas em fases, e por isso é bastante provável que essa nova função não esteja disponível de imediato para todos os usuários. Além do mais, a IA da empresa poderá classificar que o usuário não possui registros suficientes em determinadas atividades para criar um dos guias. Por exemplo, se você usa o Google Fotos mas nunca pisou em um estádio, o mais provável é que o app não crie essa categoria de stories para você.

Anteriormente a companhia já havia liberado uma atualização que resumia a atividade de crianças. Seja como for, essas novidades em tempos de pandemia é útil para revisitarmos memórias sobre momentos, amigos, e locais antes da crise sanitária que se instalou.

Via Android Police

Imagem: adamkaz/Getty Images