Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Usuários do Instagram perceberam na terça-feira (03/03) que os likes de suas postagens tinham sumido, e elas não estavam no Brasil, onde esse recurso vem sendo testado há alguns anos. Muitas pessoas começaram a achar que se tratava de uma mudança oficial de atualização do app, porém, o próprio Instagram relatou se tratar de um equívoco ocorrido em um teste para um novo design.

As curtidas realmente deveriam ter sumido, mas somente para um certo número de contas. Sem querer, algum procedimento indevido no teste acabou inserindo mais pessoas no que o app chamou de bug. O problema já foi resolvido, com a rede social informando seus usuários de que basta atualizar o aplicativo (puxando a tela para baixo e soltando), o que é um alívio para alguns e uma certa “tristeza” para outros. Bom, não deixa de ser um teste…

Sumiços anteriores

Em 2019, o Facebook, que é proprietário do Instagram, decidiu fazer testes escondendo curtidas em sua rede. Apesar de ainda poderem curtir, reagir ou ver vídeos postados, as pessoas em geral não viam as contagens de curtidas, que ficavam restritas somente para os autores das postagens. Esse movimento, na época, seguiu uma mudança ocorrida em um teste no próprio Instagram, que fez sumir número de likes nas fotos e visualizações aqui no Brasil.

publicidade

Já no mês passado, o Facebook removeu o número de curtidas de páginas em um novo design. O motivo dessa novidade, segundo a rede, é limpar o design sem retirar o número de seguidores, já que a quantidade de pessoas que recebem os conteúdos postados está vinculada diretamente à forma com que os influenciadores se conectam com seu público.

Mudança pode ser positiva, como mostra o exemplo do Brasil

Como citamos, no Brasil, desde 2019 que esse bug, é um recurso, pelo menos por aqui. E ele faz todo o sentido. Existe uma visão mais positiva a respeito de serem excluídos os números de curtidas em uma postagem. Existe uma espécie de clima de competição, segundo analistas sociais e funcionários das próprias redes, quando as pessoas passam a levar mais em consideração a quantidade de likes e compartilhamentos que uma foto ou vídeo recebe. Ou seja, o ambiente na rede social acaba se tornando mais nocivo, com ocorrências inclusive de assédios e bullying, e os conteúdos em si, acabam tendo menos relevância em teor e mais em engajamentos.

Via Pocket Lint

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay/CC