Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Seguindo a estratégia iniciada durante as eleições dos EUA, que envolvia informações gerais sobre o processo eleitoral e marcações indicando fake news em tweets suspeitos, o Twitter anunciou mais uma forma de barrar as notícias falsas. Agora, a rede social pretende avisar os usuários que derem like em conteúdo suspeito ou problemático.

Mudanças para barrar as fake news

A decisão vem depois da mudança temporária dos retweets, que tinha a mesma justificativa de combate à desinformação, mas que não agradou os usuários da plataforma. Segundo o Twitter, porém, essa mudança nos RTs reduziu a veiculação de informações falsas em 29% durante o período eleitoral americano, um número respeitável. Tanto que é justamente a motivação por trás do aviso que a empresa pretende implementar em breve.

publicidade

publicidade

O funcionamento é simples: ao tentar dar like num tweet com conteúdo suspeito ou plenamente falso, conforme verificado pelo Twitter, o usuário vai se deparar com um aviso escrito “Saiba mais”.

Dará certo?

A estratégia é interessante e é possível que funcione muito bem. Muitas vezes retuitamos conteúdo que mal lemos ou uma notícia cuja leitura se limitou ao título, o que já foi relativamente coibido pela mudança nos RTs. O mesmo se aplica aos likes e o Twitter parece ter percebido isso, até porque ambos aparecem na timeline dos nossos seguidores.

A dúvida agora é se essas alterações permanecerão, demonstrando que a preocupação do Twitter com conteúdo enganoso vai permanecer, não se limitando a esse novo aviso, ou se tudo voltará a ser como antes, conforme a empresa anunciou à data das mudanças. De qualquer forma, o aviso para as tentativas de like em tweets suspeitos virá nas próximas semanas para os usuários de Android e já nesta semana para as versões web e iOS.

Via Android Central

Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels/CC