Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Essa é para quem já está pensando em abrir a carteira para a versão HiFi do Spotify: a ABX Digital Feed lançou um teste que permite ao usuário detectar a diferença entre áudio normal é lossless – sem compressão.

Originalmente criado para detectar a mesma diferença de áudio no Tidal, o teste compara as faixas de alta qualidade já presentes no Spotify (com 320 Kbps) com as versões HiFi. A versão sem compressão aparece no X, e após ouvir, o usuário aponta se ela também está na opção A ou B, que é definida aleatoriamente pelo teste. Para dar o resultado, cada música precisa ser testada pelo menos cinco vezes – e em fones de ouvido de qualidade. Se você tiver tempo sobrando (e goste muito de ouvir os mesmos 30 segundos de The Killers), pode rodar o teste até vinte vezes por cada música.

publicidade
Preciso de tudo isso?

Ainda que o teste da diferença de áudio entre normal e lossless te ajude a confiar mais nos seus ouvidos, você não sai dele com maior clareza na hora de detectar quando está ouvindo uma faixa HiFi ou não. O teste pede que você ouça mais de uma vez trechos muito específicos, o que é difícil de imaginar qualquer usuário comum fazendo por diversão.

Há quem diga que o recurso é mais útil para quem é realmente entusiasta de música e investiu pesado em aparelhos de som. Pode até ser. Mas neste teste do blog musical Archimago, 52% dos usuários achava que a faixa compactada soava melhor do que a versão lossless. 51% dos participantes disseram que ou não notaram diferença, ou tiveram que se concentrar demais para perceber alguma coisa.

Via The Next Web

Imagem: Karolina Grabowska (Pixabay)

publicidade