Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Após se envolver em mais um escândalo, a rede social TikTok está reunindo especialistas para montar um conselho moderador de conteúdo na Europa. O grupo irá focar em mecanismos para impedir vídeos que contenham risco à segurança de crianças, à saúde mental de jovens e que ofereçam extremismo ideológico de todos os tipos.

A elaboração desse conselho ocorreu após demandas de autoridades italianas que exigiram ações de segurança após um acidente ocorrido. Em janeiro, uma jovem de 10 anos morreu ao participar de um desafio compartilhado no TikTok chamado de Black Out Challenge (“desafio do desmaio”). A brincadeira perigosa consiste no ato do usuário se sufocar até o ponto de perder a consciência. Com a tragédia, a empresa chinesa foi obrigada a bloquear usuários que não pudessem verificar a idade e outras medidas.

publicidade

No blog oficial do TikTok, a rede comentou que seu conselho de moderadores será formado por membros da academia e da sociedade civil de toda a Europa. Os membros devem auxiliar no desenvolvimento de políticas de segurança como identificar possíveis pautas que possam oferecer risco à comunidade do Tiktok como ao próprio aplicativo.

Outros problemas

Essa não é a primeira vez que o TikTok se envolve com problemas judiciais. O aplicativo tem apresentado irregularidades que têm gerado conflitos com autoridades e gerado riscos aos usuários. A rede chinesa chegou a ser banida na Índia e no Paquista e quase teve o mesmo destino nos EUA, aí com algo envolvendo as acusações de espionagem chinesa.

O aplicativo também vem enfrentando ações da União Europeia e seus membros. Não obstante a empresa ter enfrentado uma cobrança legal devido à falta de moderação de conteúdo ilegal, vem sendo pressionada por grupos que representam os consumidores europeus. Isso porque o TikTok apresenta complicações quanto aos direitos autorais quanto à produção de conteúdo.

Via Tech Crunch

publicidade

Imagem: Hello I’m Nik (Unsplash)