Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Não é difícil jogar os primeiros seis Final Fantasy se você tem um celular em mãos. Apesar de caros, eles estão disponíveis há anos para Android e iPhone. Mas até então o clássico dos clássicos Final Fantasy VII nunca havia chegado ao mobile.

Isso mudou no dia de ontem, após uma transmissão exclusiva do PlayStation com anúncios sobre os jogos que a marca abraça. Apesar de a transmissão ter sido considerada decepcionante por uma parcela considerável de fãs, quem acessou o canal de YouTube da Square-Enix pôde notar outro remake. Final Fantasy VII Ever Crisis, jogo para celular que trará a história clássica que cativou milhares em 1997 ao Android e iOS.

publicidade
Remake sem alterações

É comum confundir ports, remakes e remasterizações, mas há uma diferença fundamental entre elas. Um port é quando um jogo simplesmente é adaptado para funcionar em uma plataforma diferente do original, sem nenhuma mudança ou evolução. Já a remasterização envolve polimento e atualização dos gráficos e sons, mas também sem mexer na estrutura ou jogabilidade do game.

Já o remake é quando um estúdio refaz o jogo, incluindo suas mecânicas ou estrutura de jogo. No caso de Final Fantasy VII Remake, lançado no PlayStation 4 e considerado um dos melhores jogos de 2020, até mesmo a forma como a história é contada muda.

Do outro lado, Final Fantasy VII Ever Crisis também é um remake, mas feito de forma diferente. Adaptado aos celulares e tablets, ele traz importantes mudanças nos gráficos e até mesmo no estilo de arte do game. Além disso, suas mecânicas são diferentes tanto do original quanto no remake para consoles, se adequando às telas de toque dos celulares.

Quais as mudança?

Diferente do premiado remake lançado no ano passado, Final Fantasy VII Ever Crisis trará toda a história do original, lançado em 1997. Além disso, o game também trará histórias relacionadas ao universo de Final Fantasy VII, mas que fizeram parte de outros jogos. No total, o remake englobará o game original e os títulos Advent Children, Before Crisis, Dirge of Cerberus e Crisis Core.

publicidade

O remake mobile de Final Fantasy VII será grátis para download com compras dentro do aplicativo e lançará para Android e iPhone em 2022.

Mas esse não foi o único jogo de Final Fantasy VII anunciado para mobile. De maneira bastante curiosa, a produtora inovou ao trazer o conceito dos battle royale para os RPGs na forma de Final Fantasy VII: The First Soldier.

O jogo se passa 30 anos antes da história original, quando a Shinra estava a formar seu primeiro esquadrão de SOLDIERs, militares que receberam infusão da energia vital do planeta, sendo mais fortes que soldados convencionais. Na pele de um desses soldados, você disputará partidas com outros jogadores para ser o único sobrevivente.

Final Fantasy VII: The First Soldier chega antes de Ever Crisis e está programado ainda para 2021.

Imagem: Final Fantasy VII Remake (PS4) / Divulgação