Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A Oculus, divisão do Facebook Technologies, está trazendo para sua linha Oculus Quest, um novo recurso que permite ao usuário mapear o próprio sofá. Com essa funcionalidade, o nível de segurança enquanto a pessoa mergulha no universo da realidade virtual (RV, ou VR, se você preferir) pode aumentar consideravelmente. O mapeamento do sofá feito pelo Oculus Quest pretende ajudar o usuário para que ele desvie do móvel da sala e não se machuque enquanto realiza um movimento necessário para se dar bem em um jogo, por exemplo.

O novo recurso do Oculus Quest faz parte de uma atualização do Sistema Guardião do headset, uma ferramenta de segurança que permite ao usuário desenhar linhas ao redor do ambiente que atuam como limites virtuais. Essas linhas aparecem em RV para a pessoa quando ela chega muito perto dos limites configurados.

publicidade
Como funciona o Modo Sofá

Para que o sofá se torne mais que um limite, como também uma extensão do sistema Guardian, o usuário do Oculus Quest pode mapear o objeto no modo de passagem, tocando em um lado das extremidades do móvel e arrastando um retângulo azul virtual até o outro lado. Ao finalizar o procedimento, o sofá aparecerá modelado em 3D no ambiente da Home do Oculus, dimensionado conforme foi delimitado.

Em um app ou jogo, a pessoa verá apenas o retângulo azul quando chegar perto do móvel. O sofá estará salvo, por isso ficará na mesma posição na próxima vez que for usado o headset. Este novo recurso possibilita que o sofá não seja interpretado pelo headset como uma parede sólida, ocupando toda a extensão na vertical onde o móvel está localizado.

Sentado no sofá

Quando o usuário do Oculus Quest se aproximar do sofá mapeado, surgirá um pop-up do sistema, solicitando a confirmação do Modo Sofá. Essa transição é rápida e não fecha o app em execução. A pessoa pode simplesmente sentar no sofá, com o jogo ou app também fazendo a alteração de áudio e visão para o Modo Sofá. A configuração de menu e o ambiente também aparecem, conforme o modo então selecionado.

Por enquanto, o recurso ainda está no início, e assim é listado como experimental no menu de configurações do Oculus Quest e do Oculus Quest 2, como parte da atualização 26 do software. A novidade não está acessível para todos ainda, mas o canal BMF, no YouTube, publicou um vídeo mostrando alguns detalhes do uso do Modo Sofá que alimentam ainda mais a curiosidade. Confira:

publicidade

Via UploadVR e Pocket-lint