Se você é daqueles que até hoje amaldiçoa o nascimento e popularização da internet e evita ao máximo usar opções smart, então talvez comece a olhar com mais carinho para televisões com sistema Google TV para smart TVs.
Antes conhecido como Android TV, o sistema operacional te permitirá usar um “modo básico” assim que começar a configuração de uma TV nova. Ao escolher essa alternativa, todas as funções smart não ficarão disponíveis. Incluindo os serviços de streaming.
Você poderá acessar apenas o que estiver conectado às portas de antena, HDMI e USB da sua televisão. A única função considerada mais moderna da qual os usuários terão acesso é o modo ambiente.
Por que fazer sua TV parecer velha?
De acordo com um porta-voz da empresa, a modalidade foi criada no Google TV pensando em quem não se interessa em ter uma TV conectada à internet. É uma opção interessante para quem não costuma usar serviços de streaming como a Netflix, mas acabam sendo incomodados por sugestões baseadas em algoritmos ou acabam acessando esses serviços sem querer, mas sem saber como sair deles.
Vale considerar também que, sem acesso à internet, sua televisão não coletará dados sobre o seu perfil de uso. Ou seja, esse novo modo do Google TV para smart TV simula como funcionavam as televisões antes da era smart.
Como mencionamos antes, você pode configurar o modo básico do Google TV para smart TV assim que instalar sua televisão, caso venha equipada com o sistema. Outro detalhe importante é que a escolha pelo “modo básico” pode ser revertida a qualquer momento.
Por outro lado, se optar pela smart TV com todas as funcionalidades e depois quiser mudar para o modo sem internet, será necessário reverter o aparelho para as configurações de fábrica. Ainda não foi anunciado quais aparelhos específicos com Google TV possibilitarão usar esse modo desconectado.
Via 9to5Google
Imagem: Zach Vessels / Unsplash