O Telegram é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados do mundo e, em janeiro, o mensageiro anunciou que já possui 500 milhões de usuários no mundo todo. A popularidade do app cresceu, em parte, devido às recentes mudanças na política de privacidade do rival WhatsApp, mas também pelas constantes atualizações e melhorias que vem recebendo. Hoje, o Telegram anunciou novas funcionalidades como as mensagens que se autodestroem e os links expiráveis.
Atualizações no Telegram: quais são as novidades?
A função das mensagens que se autodestroem – que já estava disponível para os grupos seletos desde 2013 – agora ficará disponível para chats individuais, grupos e canais. Além disso, os usuários poderão estipular um tempo entre 24h e 7 dias para que as mensagens se autodestruam, sem deixar rastros. Os usuários poderão ver um timer ao lado da mensagem com uma contagem regressiva para que a mensagem desapareça e modificá-la caso queiram. No entanto, no caso dos grupos, apenas os administradores poderão fazer mudanças.
Outra novidade interessante da atualização do Telegram são os Widgets, que podem ser adicionados à tela inicial para um acesso instantâneo às mensagens mais importantes. Eles são divididos entre Widgets de Chat e Widgets de Atalho. Enquanto o Widget de Chat permite que o usuário veja uma prévia das mensagens recentes, o Widget de Atalhos mostra apenas os nomes e fotos de perfil dos contatos.
A função está disponível para Android e iOS, mas há diferenças no funcionamento dessa atualização entre os dois sistemas operacionais, já que, segundo o próprio Telegram, os widgets no Android estarão sempre atualizados e podem ser ampliados, enquanto no iOS os widgets só podem obter dados atualizados de vez em quando e não podem ser ampliados. Dessa vez, os usuários do Telegram levaram a melhor.
O Telegram ainda adicionou os links de convite que expiram. Com isso, donos de grupos e administradores podem criar links de convite com duração limitada ou limite de uso e convertê-los para um QR Code escaneável. O objetivo, aqui, é permitir que os admins controlem o número de pessoas em um grupo.
Novo sistema de denúncias
Além de todas as novidades, o Telegram também anunciou um novo sistema de denúncia em que usuários poderão reportar spam, contas falsas ou qualquer conteúdo que não se encaixe nos padrões de comunidade do app. Agora, o usuários poderá selecionar mensagens específicas antes de fazer uma denúncia.
Também será possível adicionar um comentário para dar mais contexto à denúncia. Com todas as atualizações, fica claro que o mensageiro vem tentando mostrar que está trabalhando para garantir uma maior segurança e melhor experiência para os usuários.
Imagem: Christian Wiediger/Unsplash
Via TechRadar