AndroidAplicativosTelegram testa recurso para entrar nas conversas por QR Code

Eduardo Moncken1 semana atrás5 min

O Telegram cresce em termos de recursos e poderá em breve receber convite para grupos por QR Code. Por isso, cada vez mais se torna uma alternativa ao WhatsApp.

Com isso, será possível gerar o código que pode ser lido pela câmera de um smartphone para trazer um novo usuário a determinado grupo. No Telegram, os QR Codes poderão ser configurados com algumas opções a fim de controlar o ingresso de novos membros em uma comunidade. Assim, o administrador poderá configurar um prazo de horas, dias ou semanas para o código permanecer válido. Ou então determinar um número máximo de ingressantes a partir daquele QR Code.

Tela apresenta novo sistema de QR Code do Telegram para convidar novos membros para grupos

Mais poderes para administradores

Aliás, essa não é a única novidade oferecida pelo Telegram 7.5.0, em fase beta. Outros controles permitirão que grupos públicos recebam um temporizador para as mensagens, eliminando todo o conteúdo após 24 horas ou sete dias. O Telegram permite comunidades públicas com até 200 mil membros, assim navegar por conteúdo antigo pode realmente ser impossível. A opção pode visar a praticidade de manter disponível apenas o mais relevante envolvendo os tópicos mais recentes desses grupos.

Ainda visando oferecer novas possibilidades para administradores, a versão beta do Telegram está adicionando o suporte para widgets e uma nova opção que converte grupos públicos em grupos de transmissão. Este último é uma espécie de comunidade na qual apenas administradores podem postar mensagens e links. A grande vantagem é o tamanho ilimitado dessas comunidades, e a desvantagem é a falta de interação dos outros participantes. Além disso, uma vez que um grupo público seja convertido em grupo de transmissão, não é possível reverter a decisão.

Após o problema grave de segurança envolvendo o aplicativo é interessante ver que mais novidades estão sendo preparadas para os usuários. O QR Code é algo que vem ganhando adesão, e sua chegada ao Telegram é bem-vinda, por mais que possa soar redundante para alguns, uma vez que já era possível criar links para grupos e canais. O usuário com o app instalado no celular pode se beneficiar com o convite em uma propaganda impressa, na tela do computador, ou em outros meios, por exemplo.

Não é possível estimar quando essa versão do Telegram está disponível de forma pública. Porém, os testes em fase beta são um bom sinal para quem espera empolgado pelos novos recursos.

Via TestingCatalog