Durante muitos anos o mercado de celulares ficou acostumado com produtos parecidos e que se diferenciavam pelo hardware interno. Com os dobráveis isso começou a mudar, e parece que esse foi o pontapé para a indústria voltar seus olhos a projetos mais criativos. A Oppo, por exemplo, patenteou um smartphone com tela secundária.
Enquanto a sua rival — também chinesa — Vivo patenteia uma espécie de celular flip invertido, na realidade esses dois conceitos podem visar o mesmo objetivo: uma tela na parte traseira do smartphone para que o módulo de câmeras seja utilizado também para selfies. A ideia é acabar com a separação entre câmera de selfie e câmera principal, já que a principal invariavelmente tem mais qualidade – e selfies podem ser a maioria das fotos de alguém.
O documento, disponibilizado na Agência de Propriedade Intelectual Nacional da China (CNIPA), revela imagens do produto. A tela secundária do produto da Oppo ficaria no centro da caixa de lentes, que adotaria visual circular. Na demonstração o display adicional exibe informações de data e hora. Algo que reforça o uso desse painel extra como visor para selfies é que os documentos trazem detalhes da frontal do celular, que teria um painel levemente curvado, mas não oferecia uma câmera.
Câmera que é pau para toda obra
Apesar de não existir um smartphone parecido com esse até o momento, não seria a primeira vez que uma fabricante oferecia o mesmo conjunto de lentes traseiras para selfies. O Samsung Galaxy A80 traz um módulo giratório assim como o Asus Zenfone 6, permitindo maior versatilidade de modos para quem tira muitas fotos de si mesmo.
Além disso, a concessão de uma patente para a Oppo não implica necessariamente na fabricação do celular com tela secundária. Só o tempo dirá se um dispositivo do tipo ganhará lançamento comercial, ou se ficará apenas em nossos sonhos, como o Mi MIX Alpha.
Via 91mobiles
Imagem: Lukmanazis/Shutterstock.com