Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A OmniVision apresentou o primeiro sensor de câmera do mundo com foco automático PDAF 100%. Além disso, o novo OV50A tem resolução de 50 megapixels. O dispositivo deve chegar aos smartphones topo de linha ainda em 2021.

Segundo o comunicado divulgado pela empresa, o sensor vai ser mostrado no MWC (Mobile World Congress) Shanghai e possui tecnologia de autofoco de detecção de fase quádrupla (QPD) e melhor desempenho em pouca luz.

publicidade

“O QPD permite foco automático de detecção de fase 2×2 (PDAF) em toda a matriz de imagem do sensor, para 100% de cobertura. Ao contrário das tecnologias de microlentes e PDAF de meia blindagem, que capturam apenas 3-6% dos dados de detecção de fase”, diz um trecho do anúncio da OmniVision.

Omnivision anuncia sensor de foco automático com PDAF e 100% de cobertura

Imagem: Divulgação Omnivision

Tecnologia inovadora

O sensor com PDAF da OmniVision é voltado para câmeras wide e ultra-wide em celulares topo de linha. A promessa é que a tecnologia ajuda a reduzir a diferença entre o foco das câmeras DSLR e as dos dispositivos móveis, isso porque celulares não dispõe espaço físico suficiente para poderem ter espelhos das lentes DSLR.

Sobre vídeos, o novo sensor da OmniVision com PDAF possibilita vídeos de 8K com autofoco QPD a 30 fps e 8K de 12,5 MP a 60 fps, além de 4K e 2K a 90 fps.

Os sensores PDAF usam um mecanismo que se baseia em pixels móveis embutidos no sensor de imagem. Esse pixels refletem cópias de luz vindas da câmera principal e ajudam no foco da imagem. Basicamente o PDAF pega a luz de dois pontos defines e converge em um único local, mas consegue fazer isso em um espaço extremamente reduzido.

publicidade

O OmniVision OV50A deve chegar em smartphones no segundo trimestre de 2021, mas até o momento nenhuma fabricante confirmou o uso do sensor com PDAF 100%. Mais novidades devem ser reveladas em breve.

Via XDA Developers

Imagem: Designecoloigist (Pexels)