O governo indiano quer incentivar o investimento local e promover o crescimento das empresas através da campanha chamada Aatmanirbhar Bharat, traduzindo para o português: Índia Autossuficiente. Se aproveitando da força, a Amazon anunciou nesta última terça-feira (16/02) que abrirá a primeira fábrica para a produção de dispositivos Fire TV na Índia. Essa nova fábrica é fruto da nova parceria entre a Amazon e a Cloud Network Technology (subsidiária da Foxconn).
We’re excited to announce our 1️⃣st device manufacturing line in India & contribute to the #MakeInIndia initiative.
This will:
Boost Indian innovation in manufacturing 🤝
Drive economic growth 📈
Create jobs 💼https://t.co/qrgt0tqVSa@GoI_MeitY @PMOIndia @Chetankrishna— Amazon India News (@AmazonNews_IN) February 16, 2021
Segundo a Amazon, a linha de Chennai produzirá centenas de milhares de aparelhos todos os anos. A princípio, o foco em 2021 está na fabricação dos dispositivos de streaming Fire TV. Dependendo da demanda e da eficácia da parceria, a Amazon pode avaliar investir em outras cidades indianas (além de Chennai) nos próximos anos. Além da presença nas vendas por e-commerce, a Amazon já possui mais de 22 mil lojas de bairro por todo o país.
Amit Agarwal (vice-presidente sênior global e líder nacional da Amazon Índia) também se pronunciou sobre a novidade, afirmando que a empresa está comprometida com a nova parceria e com a campanha do governo indiano. Agarwal disse também que a Amazon prometeu investir US$ 1 bilhão para digitalizar 10 milhões de pequenas e médias empresas, ajudando-as a vender em todo o mundo, permitindo assim US$ 10 bilhões em exportações cumulativas e gerando assim, cerca de 1 milhão de novos empregos até 2025.
Imagem: Yender Gonzalez (Unsplash)