Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Apple pode ter dado um passo importante para lançar um iPhone com tela com taxa de atualização variável. Uma patente revelada pelo Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos revela a tecnologia da empresa de Cupertino para um smartphone cujo display alcançaria taxas de tela de até 240Hz.

O documento descreve que a tecnologia de tela poderia se adaptar a taxas de 60Hz, 120Hz, 180Hz e 240Hz automaticamente, o que sugere que a Apple poderá não deixar que os próprios usuários mexam nessa configuração.

publicidade

Já uma realidade há anos no universo Android, a tela com taxa de atualização variável seria uma novidade no ecossistema iPhone. Mesmo intermediários da Samsung poderão ser lançados com o recurso em breve. Muitos rumores próximos ao lançamento do iPhone 12 davam como certo a implementação dessa tecnologia nos produtos. Quem esperou por isso se frustrou, pois as melhorias que a Apple ofereceu envolveram um mini iPhone, 5G em todos seus produtos, e a não tão recebida retirada do carregador da caixa.

Por outro lado, os iPad Pro da empresa já contam com a tecnologia chamada de ProMotion, alcançando de forma dinâmica os 120Hz. Não se sabe se a Apple manterá esse nome quando oficializar seu primeiro iPhone com taxa de atualização variável.

Autonomia x Fluidez

A Apple conseguiu entregar smartphones com boa autonomia de bateria nas duas últimas gerações do iPhone. A companhia foi se afastando do estigma de vender celulares que necessitam que o usuário esteja sempre acompanhado de um carregador, e talvez por isso esteja demorando para oferecer telas com atualização de 120Hz ou mais.

Afinal, esse é um recurso que consome mais bateria. Implementá-lo de forma dinâmica, como a patente indica, pode indicar a preocupação da Maçã nesse sentido. Por exemplo, enquanto o usuário estiver em um aplicativo de mensagens, é desnecessário oferecer o modo 120Hz. Mas ele pode ser bem-vindo em um jogo online, como Fortnite e Call of Duty: Mobile.

publicidade

Seja como for, a Apple está entrando um pouco tarde no jogo com seu possível iPhone com tela de atualização variável. Parece mesmo que por muito tempo a equação envolvendo a autonomia do iPhone segurou o avanço da empresa de Cupertino nesse sentido.

Via MacRumors