AndroidNotíciasSurface Duo vai ganhar Android 11 só no meio do ano

Henrique Darlim2 semanas atrás5 min

Foi anunciado que o Surface Duo, smartphone de duas telas da Microsoft, ganhará suporte ao Android 11. A notícia foi dada, nesta semana, através da apresentação de lançamento do smartphone no mercado europeu e no Canadá. A má notícia para quem está ansioso pela atualização, entretanto, é que ela ainda deve demorar, com previsão de acontecer entre junho e agosto.

Atualização é promessa antiga da Microsoft

A Microsoft vem prometendo a chegada do Android 11 no Surface Duo há muito tempo, desde muito antes do lançamento do smartphone. Relatórios de junho de 2020, isto é, de três meses antes do lançamento oficial, já apontavam os planos da empresa de implementar o Android 11 no aparelho. Além disso, com o objetivo de concluir tais planos, a Microsoft chegou até mesmo a comprar a empresa que estava desenvolvendo sua versão exclusiva do Android.

Mas uma dúvida permanece: qual seria o motivo para a implementação do Android 11 no Surface Duo demorar tanto para sair do papel? A hipótese provável diz respeito às incompatibilidades entre o código da Microsoft e o código do Android. Ou, dito de melhor forma, a abordagem escolhida pelo Google e pela Microsoft para solucionar as diferenças de código.

Sabemos que aumentar a compatibilidade entre Android e todo tipo de dispositivo é ideal para o Google. Afinal, quanto maior a compatibilidade, maior a quantidade de smartphones e tablets utilizando quase que exclusivamente tudo o que o Google oferece.

Alterações servirão para futuros dispositivos de duas telas

Assim, para resolver o problema do Surface Duo, a empresa tem escolhido modificar o código-base de seu sistema operacional de acordo com as dificuldades encontradas pela Microsoft. Dessa forma, as mudanças no código do Android facilitarão o desenvolvimento futuro de outros dispositivos com duas telas.

Isso é certamente excelente para o Google, mas um pouco menos para a Microsoft. Não é totalmente ruim para a Microsoft porque, apesar da demora na atualização, a colaboração entre as empresas talvez garanta menor risco de bugs e problemas de software no Surface Duo. Enfim, teremos que esperar até o meio do ano para sabermos se a demora será compensada.

Via GSMArena

Imagem: Daniel Constante (Shutterstock)