AplicativosCursos online pelo celular vivem boom na pandemia

Zirlene Lemos3 semanas atrás15 min

Quem nunca ouviu aquele velho ditado que a vovó sempre dizia: “se a vida te der um limão faça uma limonada”. Pois é, certa mesmo estava a vovó (ou seria um provérbio chinês?). Os cursos online, que podem ser feitos pelo celular, vivem um boom desde o início de circulação do Covid-19 no Brasil.

A explosão da educação online

A pandemia trouxe impactos muito negativos no mundo todo, ao disseminar um vírus mortal e desconhecido até pelos cientistas, com mais de 2 milhões de mortes no mundo, e quase 240 mil mortes no Brasil. Apesar de todo o impacto econômico e humano dessa crise de saúde sem precedentes, é inegável que o isolamento causado pela pandemia também ajudou a impulsionar a educação online.

Durante a pandemia, a educação a distância conquistou muitas pessoas que desejavam mudar de carreira, ou mesmo quem perdeu o emprego, se tornando uma opção viável para estudar de graça, turbinar o currículo e desenvolver novas habilidades em tempos de isolamento social, e assim, voltar mais preparado ao mercado de trabalho.

São várias as possibilidade de cursos para fazer pelo celular, como conta Gabriel Silva, cofundador e CEO do Qualifica Cursos, um app educacional  disponível no Google Play, nas versões gratuita ou Premium.

“O Qualifica une o que há de melhor em educação com tecnologia permitindo o aprendizado no celular, tablet ou notebook, com exercícios interativos, vídeos, podcasts e artigos, no melhor horário, de acordo com a rotina de cada um”, ressaltou.

Ensino gratuito e 100% online

São muitas plataformas gratuitas que oferecem possibilidades infinitas de capacitações para fazer no celular ou em qualquer dispositivo móvel. Tem para todos os gostos: desde Introdução à internet das coisas ou “aprenda a criar sua própria versão do Minecraft”, só para citar alguns.

Sugerimos 8 cursos online gratuitos que podem ser muito valorizados pelo  mercado, para te ajudar a melhorar seu currículo e quem sabe, passar a ser disputado pelas empresas. Afinal, em tempos de pandemia seu conhecimento vale ouro.

Fundação Bradesco

A plataforma de educação a distância Escola Virtual da Fundação Bradesco é bastante conceituada. O site oferece diversidade de cursos gratuitos, entre eles destacamos:

Introdução à Liderança Lean
Duração: 4h
Público: iniciantes
O curso aborda a Liderança Lean e vai ensinar a identificar a diferença de um líder tradicional para um líder “lean”; além de apresentar ferramentas e técnicas para ajudar outras pessoas a se desenvolverem e, também conteúdos importantes sobre visão, metas e comunicação de uma empresa.

Comunicação Empresarial
Duração: 12h
Público: iniciantes
O processo de comunicação nas organizações é importante para a imagem dela perante seus vários públicos. Todo profissional, em algum momento, será solicitado a se expressar e terá de “vender” suas ideias, Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidade de se comunicar bem tanto na forma escrita quanto na forma oral, como fator de diferenciação no mercado de trabalho.

Modelagem de Dados
Duração: 12h
Público: iniciantes
A utilização de Bancos de Dados é um ativo importante para a gestão da informação e, também, para a tomada de decisões. O curso propõe uma introdução detalhada sobre o assunto e trata, ainda, de temas fundamentais para a modelagem de dados, como conceitos relacionais e técnicas de análise de dados.

Android – Parte 1: Crie a sua primeira APP mobile
Duração: 10h
Público: iniciantes
Que tal aprender em cinco aulas como desenvolver apps a partir do Android Studio, além de conhecer conceitos importantes e boas práticas de programação? A principal vantagem deste curso é aprender a desenvolver para Android, m sistema operacional de código aberto que possibilita grande alcance devido à quantidade de usuários.

Android – Parte 2: Avançando com listeners, menu e UI
Duração: 10h
Público: é recomendável, que tenha feito o curso Android – parte 1
O curso é composto por cinco aulas e uma série de vídeos, nos quais será dada continuidade aos conhecimentos sobre como desenvolver apps com Android Studio, além de aprender conceitos importantes e boas práticas de programação.

Universidade Aberta do SUS

A Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) existe desde 2010 principalmente para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). É uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 35 instituições de ensino superior, sendo a maioria universidade públicas, que oferecem cursos a distância gratuitamente.

Oferta mais de 250 cursos gratuitos e online com carga horária de 4h até 60h. As inscrições estão disponíveis para estudantes da área de saúde e também para quem não é da área. São formações livres disponíveis a públicos diversos.

Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde
Duração: 18h
Público: profissionais e estudantes de todas as áreas da saúde
O curso detalha as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) e nas documentações oficiais do SUS.

Fundação Getúlio Vargas

A FGV oferece um conjunto de 122 cursos gratuitos criados pela própria Fundação e por parceiros. Há opções em diferentes áreas de conhecimento, com diversas cargas horárias. É possível aprender “Como Fazer Investimentos” para aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos, ou mesmo “Impacto da TI nos Negócios“”. O conteúdo é 100% online, com flexibilidade quanto ao horário e local de estudo.

Introdução ao tema da liderança
Duração: 5h
Público: iniciante para interessados em geral
O curso apresenta os conceitos básicos de liderança e a importância do autoconhecimento e da liderança pessoal.
Também ensina análise crítica sobre liderança de grupos e noções do desenvolvimento humano, nos aspectos emocional e intelectual.

Relação entre coaching e mentoring
Duração: 5h
Público: iniciante para interessados em geral
O curso aborda o desenvolvimento de competências e a diferença entre os processos. Conceitua ainda os principais aspectos da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, de modo a contextualizar a importância dos processos de coaching e de mentoria.

Cursos livres
Outras empresas que oferecem cursos livres são:
Google (em espanhol)
Microsoft (em português)
Samsung (em português)
Ficou claro que não faltam opções de cursos curtos ou qualificações mais longas e gratuitas para quem busca o que fazer durante essa quarentena que não parece ter fim. Mas, é claro que cada um tem seu ritmo, e assim, não recomendamos que você se cobre ser produtivo o tempo todo.
É sempre bom lembrar que este momento já é difícil o bastante e assim, é até compreensível sentir um desânimo em alguns momentos. No entanto, muitos têm apostado nos cursos online no celular como uma boa saída para aprender e também para se distrair.

Imagem: Firmbee /Pixabay