AndroidDicasComo escanear documentos com um celular Android

Filipe Salles2 semanas atrás7 min

Se você não tem um scanner (ou uma impressora multifuncional com um), mas precisa digitalizar fotos e documentos, tudo bem, é só fazer isso com seu smartphone Android ou iOS. Com o app certo, é perfeitamente possível digitalizar qualquer documento físico usando a câmera do celular.

Assim, você ainda ganha produtividade, pois pode facilmente compartilhar a versão digital de um documento pelo email ou WhatsApp, por exemplo. Para entender como é facil escanear documentos no Android, basta seguir o passo a passo abaixo.

Como escanear documentos pelo celular Android?

Embora você possa tirar fotos de seus documentos e enviá-los, nós não recomendamos que faça isso. Além de parecer pouco profissional, um arquivo de imagem é mais fácil de editar do que um PDF.

Existem diversos aplicativos grátis que podem escanear documentos no Android com facilidade. Para esse guia, vamos usar o Microsoft Lens, antes conhecido como Office Lens. Além de permitir exportar sua documentação para PDF, também é possível salvá-la como um arquivo de Word ou PowerPoint.

Para começar, baixe o Microsoft Lens na Google Play Store e instale o app. Após fazer isso, abra-o e pegue um documento que precise escanear com seu celular.

O Microsoft Lens conta com diversos modos para capturar informações de documentos físicos. Além de documentos, ele também possibilita capturar informações de um quadro de avisos e convertê-lo em um arquivo de texto.

Outra funcionalidade interessante para quem preza pelo networking é o modo cartão de visitas, que converte informações de um cartão do tipo para um contato em seu smartphone. Por ora, no entanto, vamos mostrar apenas a função principal, que é a de escanear documentos com o Android.

Primeiro passo

Ao abrir o app, ele já ligará a câmera do smartphone. Então basta apontá-la para o documento que quer escanear. Certifique-se de que as bordas vermelhas cubram o documento todo e então toque no botão central para tirar a foto.

tela do microsoft lens com seta vermelha indicando o botão para escanear documentos

Segundo passo

Em seguida, ajuste as bordas para que todo o documento apareça.

tela do microsoft lens com setas vermelhas apontando os ajustes de borda

Terceiro passo

Depois, toque no botão em forma de seta com fundo vermelho.

tela do microsoft lens com setas apontando para uma seta do app para prosseguir com o escaneamento de documentos no Android

Quarto passo

Logo a seguir, faça quaisquer ajustes na imagem e clique no botão de concluído para prosseguir.

tela do microsoft lens com caixa destacando opções de edição e seta vermelha apontando para o botão de concluído

Quinto passo

Aqui, você deverá dar um nome ao documento, além de escolher em qual formato ele deverá ser exportado.

tela do microsoft lens onde o documento digital deve ser nomeado

Sexto e último passo

Após dar o nome e definir a extensão do arquivo, basta clicar no botão de salvar! Seu documento estará devidamente digitalizado.

Imagem: Claudio Schwarz / Unsplash