AndroidAplicativosAppleNotíciasFacebook agora dá detalhes de por que posts sobre a Covid-19 foram marcados como fake news

Felipe Marsola Monteiro3 meses atrás4 min

A pandemia do coronavírus eclodiu em um momento conturbado social e politicamente. Principalmente por questões ideológicas, como no caso dos inúmeros comentários e posts de Donald Trump com mentiras sobre o vírus, uma série de informações falsas se espalharam pelas redes sociais negando a calamidade do evento, apontando remédios “miraculosos” entre outros discursos de risco. Isso levou o Facebook e outras empresas a tomarem atitudes contra as fake news sobre o Covid-19.

Hoje, o blog oficial da empresa foi atualizado informando alguns updates que seu mecanismo de combate às notícias falsas recebeu. Agora o sistema dará detalhes trazendo comparativos para que o usuário possa entender a situação. Vai explicar exatamente por que um post foi identificado como fake.

Celulares com alerta de fake do Facebook

Agora, quando alguém interagir com alguma publicação que seja mentirosa, irá receber uma notificação informando que o post foi deletado porque vai contra a política de combate à desinformação sobre o Covid-19 e pode levar a risco iminente de danos físicos. Ao clicar na notificação, será apresentada a thumbnail da publicação e informações específicas explicando o motivo pelo qual o conteúdo foi removido (por exemplo: o post alegava falsamente que a pandemia não existe). Além disso, serão mostradas opções do que fazer em seguida: Deixar de seguir a página ou sair do grupo; deixar de seguir notícias falsas sobre o tema; acessar a aba do Facebook sobre o Covid-19.

Anteriormente em abril, a plataforma de Zuckerberg havia sido atualizada, ganhando uma aba com informações relevantes a respeito da pandemia. Além disso, o Facebook ganhou um mecanismo que alerta as pessoas quando elas engajam ou deixam comentários em uma publicação com fake news sobre a Covid-19. Mostrando também os mitos derrubados pela OMS sobre o vírus. A novidade foi anunciada no post que foi atualizado hoje.

Via Phone Arena

Imagem: Joshua Miranda/Pexels/CC