Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma pesquisa da Winnin revelou qual foi o tipo de conteúdo que dominou a internet dos brasileiros em 2020 – pelo menos, no que diz respeito à vídeo. Através de uma ferramenta que usa inteligência artificial no monitoramento de vídeos, a empresa mapeou que jogos, família, futebol e programas de TV foram os assuntos de maior engajamento – especialmente com a pandemia.

Publicidade
gráfico que mostra os temas de maior engakamento

Créditos: Reprodução (Winnin)

O levantamento avaliou os dados de engajamento em vídeos no Facebook, Instagram e YouTube, determinando também em quais das redes sociais o tópico dá maior retorno. Todos os cinco principais temas apresentaram o YouTube como a plataforma de maior resultado para o engajamento de vídeo, naturalmente.

De acordo com o relatório, os formatos de vídeo de maior sucesso foram as lives e os desafios (ou melhor dizendo, as “dancinhas” do TikTok). Outros conteúdos proeminentes foram as pegadinhas, paródias e vlogs.

Hábitos de consumo

A pesquisa revelou que os dois principais temas de pesquisa foram jogos – de “tiro” e de “ação e aventura”, com interação média de 314,3 e 228,4 mil pessoas por vídeo, respectivamente. Parte do motivo se deve a games como Fortnite e Freefire terem eventos que saem dos objetivos do jogo para servirem de mundo virtual, como shows e desfiles de moda. Em ambos os temas, também, a presença feminina ocupa mais de um terço das visualizações de conteúdo.

Já o boom nos vídeos de família (198,4 mil pessoas por vídeo) está relacionado a condição atual da pandemia. Com muitos influenciadores digitais sendo obrigados a permanecer em casa, os familiares passam a ser o tema principal de muitos conteúdos desta categoria.

Programas de TV e futebol

Mesmo parado até o final de junho de 2020, o futebol ainda foi um dos assuntos que dominaram a internet brasileira. Com um engajamento médio de 145,2 mil pessoas por vídeo, este segmento “sobreviveu” à pandemia basicamente na base das paródias, desafios de jogadores e reações à chuteiras e camisas de time.

Por fim, os programas de TV (engajamento médio de 134,5 mil pessoas por vídeo) tiveram dois picos de relevância desde o início da pandemia. O primeiro, relacionado à final do BBB 20, e o segundo, com o início da Fazenda 12.

O relatório do que dominou a internet brasileira em 2020 está disponível no site da Winnin.

Imagem: Fox (Pexels)