AcessóriosNotíciasSamsung DeX funciona sem fio no PC, mas só se você tiver um Galaxy S21

Gabriel Daros3 semanas atrás4 min

O o sistema da Samsung para “transformar seu celular (ou tablet) num computador”, recebeu uma atualização. O Dex permite aos dispositivos Samsung sincronizarem sem fio com qualquer tela smart ou PC – desde que sejam da linha Galaxy S21. A empresa não anunciou se outros aparelhos já compatíveis anteriormente receberão a integração com wireless.

Os usuários que quiserem testar a nova funcionalidade devem atualizar o cliente do DeX para PC ou Mac. Feito isso, clique no app para celular e escolha a função DeX no Computador. Se der certo, a tela exibirá os aparelhos disponíveis para sincronização. Vale lembrar que a conexão sem fio não funcionará se o “Link para Windows” estiver ativo.

A nova integração sem fio funciona exatamente como vêm funcionando até então, permitindo o acesso de arquivos na tela maior. Entretanto, o modo apresenta alguns problemas de latência, embora muito menor do que com uma Smart TV. Ainda assim, o DeX sem fio não é recomendado, por exemplo, para quem quer projetar os jogos do smartphone no PC. Uma pena para os gamers da Coréia do Sul, por exemplo, que poderiam alugar o Galaxy S21 para testar League of Legends.

Além disso, o app também apresenta alguns problemas de compatibilidade com a S Pen no computador. O usuário que abrir o Samsung Notes para anotações à mão verá que a caneta digital não escreverá nada. Isso porque o DeX continua priorizando o mouse para esta atividade.

Promessa da Samsung

Desde 2017, a Samsung incluíu o DeX de fábrica em seus smartphones e tablets. Entretanto, chegou ao mercado necessitando de um dock (DeX Station ou DeX Pad) e um cabo HDMI. Como resultado, os usuários trocavam alta performance por usabilidade limitada, já que o smartphone ou tablet precisava da conexão por cabo.

A empresa tentou remediar isso com seu cabo HDMI próprio para o programa, o que reduziu a parafernália, mas não resolveu completamente o caso. Hoje, o DeX funciona com cabos USB Tipo-C exclusivos da Samsung.

À partir da atualização para a One UI 2.5, os aparelhos funcionavam em wireless, mas apenas com TVs e monitores compatíveis, o que poderia desanimar alguns usuários. A expectativa era de que a One UI 3.1 mudasse este cenário, mas até agora, outros dispositivos da Samsung ainda não conseguem usar DeX ainda sem fio.

Via AndroidPolice

Imagem de destaque: Reprodução (Samsung)