Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

No embate entre o Google e as empresas locais de notícias da Austrália o mais novo capítulo é o lançamento do News Showcase por lá. Trata-se de um programa de licenciamento que paga empresas jornalísticas para fornecerem conteúdos aos veículos de notícias do Google. Que, por seu turno, remove o paywall, deixando-os disponíveis para qualquer usuário, pagando um valor à empresa.

A mudança ocorreu logo depois que a empresa ameaçou deixar a Austrália por causa de suas novas leis de mídia. As leis, precisamente, pretendiam forçar o Google a financiar meios jornalísticos.  “Lançamos uma versão inicial do produto, em parceria com líderes regionais e independentes para beneficiar usuários e editores na Austrália”, foi o anúncio oficial.

publicidade

Inicialmente já foram firmadas parcerias com os veículos The Canberra Times, The Illawarra Mercury, The Saturday Paper, Crikey, The New Daily, InDaily e The Conversation. A companhia confirmou ainda que  em breve ampliará parcerias com mais veículos de comunicação australiana.

 

Imagem dos jornais The Canberra Times e The Conversation parceirod do Google notícias Austrália

O News Showcase é uma coleção de “painéis de história”, com curadoria de veículos de notícias confiáveis ​​disponíveis no Google Notícias para Android, iOS e web móvel com planos de expansão para o Discover. Cada conteúdo apresenta a marca do editor no canto superior esquerdo e abre diretamente um artigo correspondente.

publicidade

Os editores participantes do News Showcase recebem uma taxa mensal para a curadoria de seus artigos e, em alguns casos até permitem acesso a  conteúdos pagos, estimulando os leitores a se tornarem assinantes.

Briga com o governo

Recentemente o Google criticou a proposta do “código de negociação da mídia de notícias” australiano que obriga empresas como Google e Facebook a pagar pela utilização de notícias. Além de exigirem também que as empresas sejam mais transparentes com relação à classificação das notícias.

Inicialmente o Google taxou a lei como “injusta” e especulou-se que havia posto em stand-by o licenciamento do News Showcase na Austrália.

Nem todos os veículos estão dispostos a entrar no esquema do Google. Recentemente a companhia e uma entidade francesa que representa cerca de 300 veículos de imprensa, entraram em acordo para remunerar editores pelo uso de trechos de conteúdos noticiosos.

O Google está investindo US$ 1 bilhão no News Showcase, que já foi lançado em vários países, incluindo Argentina, Brasil, Canadá, Alemanha, França, Japão e Reino Unido.

Via 9To5Google e AndroidCentral
Imagem: Kalhh/Pixabay