NotíciasGoogle testa nova interface sem cards no Google Discover

Thainara Carvalho3 meses atrás4 min

Mesmo na reta final de 2020, o Google continua implementando mudanças importantes nas suas principais ferramentas. Agora, chegou a vez do Google Discover, que está testando uma nova interface sem cards. A função, lançada em 2018, é diferente da tradicional pesquisa no Google, e mostra conteúdos relevantes com base nos interesses dos usuários, em uma espécie de feed de notícias.

Google Discover sem cards: o que vai mudar?

Com a nova interface, os usuários poderão ver seus papéis de parede na home do Google de forma mais fácil, já que os cards não estarão mais atrapalhando. Além disso, o Google também poderá remover a barra de pesquisa e a previsão do tempo que aparecem no Discover, o que pode ser um problema para usuários de aparelhos com o feed do Discover já integrados. Aparelhos como o Pixel, por exemplo, não sofrerão com esse problema.

O Google Discover também poderá ganhar um botão de compartilhamento. Apesar de já ser possível compartilhar artigos a partir do menu do Discover, o botão de compartilhamento mais visível é uma facilidade extra para os usuários, principalmente para aqueles que utilizam aplicativos para salvar artigos. A nova interface é um teste limitado e pode não estar disponível em todos os aparelhos. No iPhone, por exemplo, as mudanças ainda não chegaram.

A previsão do tempo aparece no canto superior esquerdo, acima do logo da Google e da barra de pesquisas, e os artigos são separados por uma linha fina. As propagandas continuam as mesmas e a única diferença é que elas não possuem o ícone de compartilhamento.

Como a atualização é parte de um teste, ainda não é possível saber quando o Google Discover sem cards estará disponível para todos os aparelhos ou se será implementada de forma permanente, já que o Google pode desistir das mudanças e optar por deixar a interface antiga como está.