AndroidAplicativosGoogle Fit vai medir frequência cardíaca com a câmera do celular

Filipe Salles1 mês atrás4 min

É uma coisa que, atualmente, apenas os smartwatches podem fazer, com sensores especiais de pulsação. Vai mudar: no próximo mês o aplicativo Google Fit receberá uma atualização que permitirá a ele medir sua frequência cardíaca usando apenas a câmera do seu celular.

No anúncio, a empresa demonstrou que a ideia é tornar esse tipo de medição mais acessível. Uma parcela pequena da população tem smartwatch, mas celulares Android estão em todo lugar.

Qual é a mágica?

 

O processo será bem simples. Para medir a frequência cardíaca, bastará que o usuário abra o aplicativo e encoste o dedo na câmera traseira do celular. A partir daí, o app fará todo o trabalho por conta própria. A câmera analisará fatores como mudança incomum de cor na ponta dos dedos, que pode indicar mudanças na variabilidade dos batimentos cardíacos.

Já a respiração também poderá ser medida facilmente. Basta apontar a câmera do seu celular para o rosto e a parte superior do torso. Então, respire normalmente e o aplicativo analisará se há alguma mudança estranha.

Mas vale lembrar que essas análises serão superficiais e de maneira alguma devem ser substituídas por uma avaliação clínica feita por um médico profissional, como também disse o anúncio.

Ainda assim, o uso do Google Fit para medir a frequência cardíaca e de respiração com a câmera pode ajudar a detectar sinais sutis, que muitas vezes são imperceptíveis.

A atualização está marcada para o mês de março. No entanto, ela chegará primeiro aos celulares Google Pixel, para então expandir aos outros aparelhos Android do mercado.

Para mostrar um pouco mais da atualização que chegará no mês de março, o Google irá realizar uma transmissão ao vivo às 14hs de hoje.

Imagem: Shutterstock