AndroidAplicativosAppleDicasAprenda a apagar apps inúteis das operadores, o bloatware

Felipe Marsola Monteiro3 semanas atrás4 min

Ao comprar um celular, tablet e até um notebook novo, é comum encontrar aplicativos já pré-instalados nos aparelhos. Muitas vezes, são recursos que nunca são usados porque existem versões comerciais melhores e mais populares para baixar nas lojas de apps, ou simplesmente porque não são tão práticos e úteis assim. Eles são chamados de bloatware, de bloat, “inchado” + software; chamado assim porque inflam o consumo de recursos. Você vai aprender como apagar o bloatware, esses apps indesejados, do seu celular.

Tanto no Android quanto no iOS, um aplicativo pode ser apagado, isto é, removido totalmente do armazenamento, ou desabilitado: parar de abrir automaticamente quando o celular é carregado. O app continua a ocupar espaço no armazenamento, mas vai parar de tomar memória. Às vezes, as operadoras ou fabricantes mandam um sistema operacional customizado que impede a desinstalação completa.

Limpeza geral

Para apagar bloatware no Android, vá em Configurações e depois em Aplicativos. Deve aparecer uma lista com todos os apps do seu smartphone. Procure aquele que não utiliza e toque nele, verifique se oferece a opção desabilitar ou apagar.

Pronto! O menu pode mudar um pouco dependendo do aparelho e da versão do SO que está utilizando, mas a ideia é a mesma. Nas versões mais recentes do Android, principalmente na interface da Samsung, existe um jeito mais fácil. Basta tocar e segurar sobre o ícone do app, aparecerá um menu com as opções, dentre elas a de desabilitar.

Os usuários do iPhone também costumam encontrar alguns apps pré-instalados, como o Garage Band, iNotes, iMovies e outros. Se quiser se livrar deles, o procedimento é bem simples no iOS 14.4, porém a nomenclatura muda um pouco. Vá em Configurações, em seguida acesse Geral e Armazenamento do iPhone. Escolha o app que deseja eliminar e o sistema vai oferecer duas opções: Desinstalar, na qual o app deixa de consumir a RAM do celular, mas mantém os dados para que você possa voltar a usar normalmente (similar à opção Desabilitar); Remover, que apaga completamente o aplicativo.

Agora que você já sabe como apagar o bloatware do seu smartphone, você vai conseguir um respiro na capacidade de processamento do seu smartphone ao eliminar esses apps. Principalmente se seu aparelho não for assim tão jovem.

Imagem: DestroLove/Shutterstock