O Instagram está testando em outra forma para visualizar o seu feed de Stories, com uma navegação vertical. Caso seja mesmo implementado, a nova exibição vertical será igual à rolagem do feed do seu concorrente direto, o TikTok.
O leaker Alessandro Palluzi encontrou indícios do novo recurso no código de desenvolvimento do Instagram, e publicou seu achado no Twitter.
#Instagram is working on Vertical Stories 👀
Swipe up and down to browse stories. pic.twitter.com/LDJje8l137— Alessandro Paluzzi (@alex193a) February 2, 2021
Em declaração ao TechCrunch, a empresa respondeu que o recurso ainda é um protótipo em desenvolvimento, e não está nem em fase de testes. O próprio informante lembra que, dado o estágio da implementação, é bem possível que ela não venha ao ar. Ainda assim, um vazamento como este pode dizer muito a respeito de que direção o Instagram está mirando.
O feed vertical do Stories poderia ser mais um passo do Instagram em fomentar o consumo de um conteúdo mais dinâmico, e menos estático. Hoje, a plataforma prioriza as sugestões de vídeos no Reels, que já utiliza o formato vertical do TikTok. Vale lembrar que atualmente nos Stories, o movimento de deslizar para cima é usado para inclusão de links, mas isso só está disponível para os usuários com mais de 10 mil inscritos.
Tantas dúvidas quanto formatos diferentes
Entretanto, a própria questão do vídeo é um problema para o Instagram. Em entrevista ao The Verge, Adam Mosseri afirma que muitos usuários do Instagram confundem os vídeos para o feed com o IGTV, que recentemente inclusive perdeu sua aba própria. A rede social possui esses formatos distintos que, eventualmente, se bicam, já que os vídeos do IGTV não possuem mais o destaque dos Reels. Com o feed vertical para os Stories, uma possibilidade é que o Instagram esteja caminhando para a unificação dos recursos, apesar de não existir nenhuma garantia que isso vá mesmo acontecer.
Recentemente, a rede social testou também a proibição de republicar posts nos Stories para evitar conteúdo duplicado, e permitiu a restauração de posts recentemente apagados.
Via TechCrunch
Imagem de Destaque: Worawee Meepian (Shutterstock)