AplicativosNotíciasInstagram cria função “Recentemente Apagados” para restaurar conteúdo deletado por acidente

Rafael Arbulu4 semanas atrás6 min

O Instagram anunciou a função “Recentemente Apagados” para usuários da rede social. Basicamente, ela consiste em uma pasta para a qual vão os posts que você possa ter apagado sem querer e queira, de alguma forma, republicar em seu perfil.

Até hoje, 02/02, não havia uma forma para recuperar conteúdo deletado do Instagram: acidente ou não, uma vez que algo fosse excluído, você poderia considerá-lo perdido para sempre. O Instagram até inaugurou a função de arquivar postagens em junho de 2017, mas essa é a primeira vez que algo especificamente direcionado à recuperação de conteúdo excluído se faz presente.

Nova função do Instagram cria a pasta "Recentemente Apagados", que permite a recuperação rápida de conteúdo excluído por acidente
Nova pasta mostra fotos e vídeos apagados recentemente. Imagem: Instagram/Divulgação

“Fotos, vídeos, Reels vídeos do IGTV e stories que você escolher apagar serão removidos de sua conta e imediatamente movido para a pasta ‘Recentemente Apagados’”, disse o Instagram em seu blog oficial. “Stories que não pertencerem aos seus arquivos ficarão nesta pasta por 24 horas. Tudo o mais será deletado permanentemente após 30 dias”.

“Durante esse tempo”, continuou a rede social, “você pode acessar seu conteúdo excluído pelo menu Configurações > Conta > Excluídos na versão mais recente do app do Instagram. A partir daí, você pode escolher apagar tudo permanentemente ou restaurar o material”.

Com o “Recentemente Apagados”, Instagram diz ampliar sua segurança

Outro ponto levantado pelo Instagram é que, com a função “Recentemente Apagados”, a empresa alega que a segurança do usuário ganha mais um reforço. Comumente, hackers que ganham acesso aos perfis dos usuários apagam o conteúdo que ele construiu durante anos.

Agora, com a nova função, a ideia é que um usuário que recupere o acesso à sua conta após uma invasão possa republicar todo o seu material excluído, sem perda de conteúdo e sem prejuízo à conta. A ideia parece ser bastante atraente para pequenos influenciadores que acabam atacados por pessoas com más intenções:

“Nós sabemos que os hackers, algumas vezes, apagam o conteúdo quando conseguem acessar uma conta, e até agora as pessoas não tinham uma forma de facilmente recuperar suas fotos e vídeos”, disse o Instagram. “A partir de hoje, vamos pedir que as pessoas confirmem ser os verdadeiros donos de uma conta ao deletar ou restaurar permanentemente o conteúdo da pasta ‘Recentemente Apagados’”.

Em nossos testes, o Vida Celular atualizou o app do Instagram, mas a função “Recentemente Apagados” ainda não aparece no nosso menu. Assim, a liberação deve estar ocorrendo de forma gradual, então se você atualizou o app em seu smartphone e ainda não viu a novidade, dê um tempo e tente de novo em um dia ou dois.