AndroidNotíciasHMD Global confirma “baratão” Nokia 1.4

Paulo Amaral4 semanas atrás6 min

Duas semanas após ter as especificações vazadas, o Nokia 1.4 foi lançado oficialmente pela HMD Global nesta quarta (03/02) em Espoo, na Finlândia. Como esperado, o smartphone de entrada chega para ser o “baratão” da marca, e sairá por 99 euros (US$ 119, ou R$ 638,5, na conversão direta, sem impostos ou demais taxas de importação). No comunicado oficial postado no site da HMD Global, Juho Sarvikas, diretor de produtos e vice-presidente da América do Norte da companhia, deixou claro o principal objetivo do celular: ser resistente.

“Os telefones Nokia têm uma merecida reputação de serem robustos e duráveis, e o Nokia 1.4 não é exceção”, avisou. “Este é um telefone acessível que você pode facilmente entregar para as crianças pegarem emprestado, sem se preocupar com a condição em que ele vai voltar”, complementou. O executivo ainda adiantou algumas das especificações do Nokia 1.4, que terá um corpo resistente, à prova de acidentes e com bateria para até dois dias de duração “para que ninguém perca uma aula online ou um vídeo programado com os avós”.

HMD Global confirmou lançamento do Nokia 1.4, "baratão" da marca, nesta quarta (03/02)
Divulgação/Nokia
Versões e mais especificações

O Nokia 1.4 já está disponível para venda, e será oferecido em três cores (roxo, preto e azul) e três versões aos usuários (dependendo da região): 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, 1 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, todos expansíveis via cartão microSD. Não ficou claro, no entanto, se o preço anunciado (99 euros) será o da versão mais modesta ou da mais completa do trio, nem quais delas serão vendidas globalmente.

As demais configurações também parecem satisfatórias para um smartphone que chega com o propósito de ser barato e durável. Ele tem o Snapdragon 215 sob o capô, tela IPS LCD de 6,51 polegadas, com resolução HD+, câmera de selfie de 5 megapixels, acoplada em um entalhe com forma de gota, e conjunto óptico traseiro com duas lentes – a principal de 8 MP e a macro de 2 megapixels.

HMD Global confirmou lançamento do Nokia 1.4, "baratão" da marca, nesta quarta (03/02)
Divulgação/Nokia

O aplicativo Câmera Go, com HDR, também mereceu destaque da fabricante ao anunciar o Nokia 1.4, pois dará ao usuário a chance de “captar detalhes em close-up de lesmas, insetos e flores quando estiver ao ar livre ou em letras pequenas com a nova câmera macro”. O Nokia 1.4 sai de fábrica pronto para o Android 11 (versão Go) e com três anos de atualizações garantidas – “o mesmo tempo que seu filho leva para andar, falar e aprender a contar suas próprias histórias” -, como diz o descontraído anúncio da HMD Global para promover o lançamento do celular.