Duas semanas após ter as especificações vazadas, o Nokia 1.4 foi lançado oficialmente pela HMD Global nesta quarta (03/02) em Espoo, na Finlândia. Como esperado, o smartphone de entrada chega para ser o “baratão” da marca, e sairá por 99 euros (US$ 119, ou R$ 638,5, na conversão direta, sem impostos ou demais taxas de importação). No comunicado oficial postado no site da HMD Global, Juho Sarvikas, diretor de produtos e vice-presidente da América do Norte da companhia, deixou claro o principal objetivo do celular: ser resistente.
“Os telefones Nokia têm uma merecida reputação de serem robustos e duráveis, e o Nokia 1.4 não é exceção”, avisou. “Este é um telefone acessível que você pode facilmente entregar para as crianças pegarem emprestado, sem se preocupar com a condição em que ele vai voltar”, complementou. O executivo ainda adiantou algumas das especificações do Nokia 1.4, que terá um corpo resistente, à prova de acidentes e com bateria para até dois dias de duração “para que ninguém perca uma aula online ou um vídeo programado com os avós”.
Versões e mais especificações
O Nokia 1.4 já está disponível para venda, e será oferecido em três cores (roxo, preto e azul) e três versões aos usuários (dependendo da região): 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, 1 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, todos expansíveis via cartão microSD. Não ficou claro, no entanto, se o preço anunciado (99 euros) será o da versão mais modesta ou da mais completa do trio, nem quais delas serão vendidas globalmente.
As demais configurações também parecem satisfatórias para um smartphone que chega com o propósito de ser barato e durável. Ele tem o Snapdragon 215 sob o capô, tela IPS LCD de 6,51 polegadas, com resolução HD+, câmera de selfie de 5 megapixels, acoplada em um entalhe com forma de gota, e conjunto óptico traseiro com duas lentes – a principal de 8 MP e a macro de 2 megapixels.
O aplicativo Câmera Go, com HDR, também mereceu destaque da fabricante ao anunciar o Nokia 1.4, pois dará ao usuário a chance de “captar detalhes em close-up de lesmas, insetos e flores quando estiver ao ar livre ou em letras pequenas com a nova câmera macro”. O Nokia 1.4 sai de fábrica pronto para o Android 11 (versão Go) e com três anos de atualizações garantidas – “o mesmo tempo que seu filho leva para andar, falar e aprender a contar suas próprias histórias” -, como diz o descontraído anúncio da HMD Global para promover o lançamento do celular.