Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Xiaomi começou a trabalhar em um projeto um tanto curioso: um smartphone com tela sem notch, abrigando uma câmera traseira destacável para tirar selfies. A patente está registrada na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês) e foi descoberta pelo site 91Mobiles.

Pelas imagens na documentação, a câmera traseira do aparelho da Xiaomi aparentemente vem com um módulo de sensores removíveis que pode ser acoplado na parte superior para usá-la como câmera frontal. O mecanismo da engenhoca ainda é desconhecido, mas as indicações da patente apontam para um tipo de funcionamento por suspensão magnética devido aos componentes listados (ímãs, receptores, um módulo de transmissão wireless, entre outros).

publicidade
Projeto de Xiaomi com câmera destacável

Visão traseira do Xiaomi, já com a com câmera destacável do aparelho (Reprodução/91Mobiles)

O layout das câmeras no smartphone é apresentado em dois tipos (veja na imagem abaixo): uma em forma de pílula com disposição dupla e outra circular com o buraco para os quatro sensores. Nenhuma imagem completa do Xiaomi com câmera destacável está disponível, assim como não há confirmação se este projeto chegará ao mercado.

Além da companhia de Pequim, a Oppo recentemente registrou uma patente de smartphone com câmera retrátil na Wipo. Em vez de componentes magnéticos, no entanto, o módulo da câmera teria uma porta USB-C para conectar os sensores de imagem.

Layout de sensores no projeto da Xiaomi com câmera destacável

Câmera destacável na patente do Xiaomi viria em duas disposições: uma em forma de pílula e outra com recorte para quatro sensores (Reprodução/91Mobiles)

Linha dobrável

A Xiaomi também parece estar preparando um smartphone dobrável na linha dos Galaxy Z Fold, da Samsung. Na imagem que recentemente vazou na rede social Weibo, é possível ver que o protótipo funciona com a interface MIUI 12, além de dispor da mesma tela flexível UTG que reveste os dobráveis da Samsung. Especula-se ainda que o armazenamento será de 256 GB.

Ainda não há previsão de lançamento deste modelo, mas a Xiaomi já prometeu dar maiores detalhes durante o MWC (Mobile World Congress), em junho deste ano.

publicidade

Via 91Mobiles e Gizmochina

Imagem: Mohamed Sharuwaan/Unsplash/CC