Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Carregar um celular sem conector é uma coisa. Carregar um celular à distância, através do ar, é outro nível. A Xiaomi e a Motorola apresentaram seus projetos nessa direção no mesmo dia. A Xiaomi nos mostrou o Mi Air Charge, que realiza o carregamento remoto dos aparelhos, enquanto o sistema da sua rival Motorola ainda não tem nome, mas é bem diferente.

Grandalhão da Xiaomi

A demonstração da Xiaomi é impactante. Além de poder carregar vários celulares simultaneamente, com o Mi Air Charge é possível recarregar a distância um smartphone que está sendo usado, enquanto o usuário caminha, do outro lado da sala.

publicidade

A tecnologia é demonstrada no vídeo abaixo:

E não é nada compacta. Um gabinete em formato de bloco retangular funciona como uma central, que transmite uma tensão de energia de 5W. Cinco antenas de interferência detectam com precisão a localização do celular que será carregado a distância por uma matriz de controle de fase. Esse sistema é composto por 144 antenas que transmitem ondas milimétricas diretamente para o telefone por meio da formação de feixes.

Carregando celular com o Mi Air Charge

publicidade

Os smartphones que serão carregados precisam estar equipados com um conjunto miniaturizado de antenas para o carregamento e uma antena que transmite informação de localização do aparelho. A Xiaomi também publicou em seu blog informações além do vídeo citado acima, e imagens sobre seu sistema de carregamento de celulares a distância.

Mi Air Charge

Não há detalhes a respeito de lançamento comercial do Mi Air Charge, com valores ou data. E, pelo tamanho, não parece a melhor coisa para uso doméstico, mas talvez em pontos públicos ou lojas. Há a premissa de que o sistema funcionará futuramente também para mais dispositivos Xiaomi, como relógios inteligentes, pulseiras e outros dispositivos vestíveis.

A cartada da Motorola

Numa incrível coincidência (ou será?), a Motorola também apresentou um sistema próprio com essa funcionalidade. Postagens na rede social chinesa Weibo e um vídeo postados logo em seguida ao anúncio da Xiaomi mostraram os planos da empresa nesse sentido.

No vídeo, dois telefones Motorola Edge são colocados em pé a 80 cm e 100 cm de distância de uma base de transmissão de energia bem menor que a Mi Air Charge (portanto, mais plausível para ser um equipamento padrão doméstico). Os celulares passam então a ser carregados, e o carregamento é interrompido assim que uma pessoa coloca a mão entre a fonte sem fio e os aparelhos.

O carregador aparentemente se chama Motorola One Hyper e pode, segundo os responsáveis, fazer o carregamento a distância de sete celulares simultaneamente. Entretanto, a Motorola não fornece precisão como taxa de carregamento, velocidade e capacidade.

Via GSMArena e GizChina

Imagem: indigosmx/iStock